ASN PR
Compartilhe

Soluções voltadas à alimentação, saúde e logística são destaques de empreendedorismo na universidade

Parceria do Sebrae Paraná com o UniBrasil, o Startup Garage envolveu 98 estudantes e o desenvolvimento de 19 ideias inovadoras
Por Redação
ASN PR
Compartilhe

Parceria do Sebrae Paraná com o UniBrasil, o Startup Garage envolveu 98 estudantes e o desenvolvimento de 19 ideias inovadoras

Com o objetivo de estimular a inovação e desenvolver o potencial empreendedor no meio acadêmico, foram idealizadas 19 ideias de negócios, durante o Startup Garage, realizado pelo Sebrae Paraná, em parceria com o UniBrasil Centro Universitário. O programa contou com a participação de 98 estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Publicidade e Propaganda.

Durante as sete semanas de execução, foram realizados workshops com diferentes temas ligados à criação e a validação de uma startup, entre eles a mentalidade empreendedora e times de alta performance; identificação de problemas e soluções; validação de mercado; prototipação; canais de venda, comunicação e tração; e marketing digital. Como finalização do programa, foi realizada uma banca de avaliação. Os vencedores terão direito a consultoria com especialista para que seja possível seguir o desenvolvimento dos projetos idealizados.

“Ao lado do UniBrasil, foi possível trabalhar diferentes aspectos. Desde alunos do 1º ano de Administração e Ciências Contábeis, com conceitos bases ligados ao empreendedorismo, a acadêmicos de Publicidade e Propaganda, que estão no fim do curso e têm mais maturidade e percepção do mercado em geral”, comenta o consultor do Sebrae Paraná, Aloísio Aleixo Pereira Cerqueira.

Na banca com o 1º ano de Ciências Contábeis, a vencedora foi a “Onde Ir, Vegan?”. A equipe desenvolveu a ideia de um aplicativo voltado para o público vegano e vegetariano, que conecta os donos de estabelecimentos com os clientes. Entre as funcionalidades, o app ainda pretende indicar receitas, marketplaces e restaurantes próximos do usuário.

Na turma do 1º ano de Ciências Contábeis, a equipe vencedora foi a “Onde Ir Vegan?”(crédito – divulgação).

“Desde que me tornei vegetariana, passo por constrangimentos quando não encontro um local adequado. E existem diversos estabelecimentos no mercado que precisam de visibilidade. Acreditamos que a nossa proposta fará com que mais empresas se adequem ao mundo vegano. O programa mostrou que podemos ir além do que produzir um trabalho universitário, pode nos dar uma direção e ser o projeto de nossas vidas”, comemora a representante do grupo, Bárbara Flôr.

A “FácilFrete” foi destaque no curso de Administração. Os alunos propõem a criação de um aplicativo que une pessoas que buscam realizar o transporte de itens de pequeno e médio porte com motoristas que realizam fretes. Liderada pelos acadêmicos Nicole Maia Portes e Vinicius Ferreira Caceres, a equipe desenvolveu a ideia após a realização de uma pesquisa de mercado, que auxiliou a identificar o problema.

O projeto “FácilFrete” foi destaque na banca do 1º do curso de Administração (crédito – divulgação).

“Existe certa dificuldade quando falamos sobre a busca por fretes rápidos e, pensando nisso, desenvolvemos uma ideia que possa trazer agilidade para o usuário, com uma entrega mais assertiva, e também para o freteiro, pois o aplicativo permite ampliar o alcance e o número de clientes em potencial. Agora, vamos estudar e nos aprofundar ainda mais para solucionar essa dor e também buscar meios de desenvolver o aplicativo. Acreditamos ter um grande potencial para entrar no mercado”, comenta Vinicius Ferreira Caceres.

No curso de Publicidade e Propaganda, a conquista foi da “She She”, uma startup que visa garantir maior segurança e sustentabilidade para a saúde íntima das mulheres durante o uso do banheiro, reduzindo o contato direto com o vaso sanitário. Assim, a equipe desenvolveu dois modelos de condutores urinários: o reutilizável, feito silicone médico hipoalergênico; e o descartável, produzido com papel biodegradável.

Entre as ideias do 7º período de Publicidade e Propaganda, a “She She” foi a mais bem avaliada (crédito – divulgação).

“Com o retorno dos eventos presenciais, ficamos cada vez mais preocupadas com higiene e os protocolos de segurança. Logo, ir ao banheiro se tornou um problema. Mais que um negócio, a She She vem como uma quebra de paradigmas, empoderando pessoas para estar no controle independentemente de onde elas estiverem. Nos sentimos inspiradas para empreender e iniciar nosso projeto de agência de marketing experimental. Sentimos a viabilidade de criar um produto real”, diz a estudante, Mirela Brasil.

A equipe deseja trabalhar com vendas para estabelecimentos, como farmácias, bares e restaurantes, e também para o público final, por meio de e-commerce. A equipe ainda desenvolveu uma assistente virtual para auxiliar em todo o processo.

“O programa possibilitou aos alunos a pensar em inovação e empreendedorismo, instigando a prática empreendedora e a soluções de problemas complexos da atualidade. Permitiu aplicar os conhecimentos adquiridos no curso na construção de modelos de startups para resolver problemas sociais”, celebra a coordenadora da Escola de Negócios e Comunicação do UniBrasil, Melania Carnhelutti.

Sobre o Sebrae 50+50
Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Construir o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.

  • inovação
  • startup
  • Startup Garage