ASN PR
Compartilhe

Ecossistema de inovação de Maringá prepara startups para prospectar clientes no exterior

Negócios da região serão treinados para apresentarem suas ideias em inglês no evento internacional South Summit
Por ASN Paraná
ASN PR
Compartilhe

A aceleradora de startups Evoa, de Maringá, no noroeste do Paraná, articulou parceria com o South Summit, um dos maiores eventos internacionais do mundo na área de tecnologia, e com o Sebrae/PR, a fim de levar startups da região para a edição do evento no Brasil, em Porto Alegre (RS), neste mês de março.

Nickolas Kretzmann, consultor do Sebrae/PR, explica que o evento contará com um desafio internacional de startups, do qual participarão 50 negócios de diferentes países, que ainda serão selecionados. É aí que entra a iniciativa maringaense: preparar startups da cidade e da região para concorrer a um lugar no desafio, cujas apresentações serão em inglês.

O Pitch Journey, projeto do Sebrae/PR e da Evoa apoiado pelo bioma de inovação de Maringá e pelo South Summit, será um programa de treinamento de pitch (apresentação curta e direta) em inglês.

“Saber apresentar a ideia em inglês é um importante passo para internacionalizar o negócio. E mesmo que as participantes da jornada não sejam selecionadas para o desafio, estarão preparadas para avançar por outros caminhos na internacionalização”, comenta o consultor.

“Desenvolvemos atores, tivemos casos de sucesso e, agora, preparamos as startups para alcançarem nível internacional. Com o aprendizado, elas estarão preparadas para feiras, outros desafios e eventos, bem como para conquistar investimentos. Entramos para o mapa internacional do ecossistema de startups ”, frisa Kretzmann.

Patrick Figueiredo, do setor de marketing da Evoa, ressalta que a intenção é dar suporte para as startups que vão para outros países, seja como clientes, participantes de eventos ou em busca de investimento.

“É uma oportunidade gratuita de aprender não apenas a falar em inglês sobre o negócio, mas de aprender como fazer essa apresentação, com termos e estratégicas específicas para atingir o público de fora. São outras formas de responder, outras abordagens”, pontua Figueiredo.

O responsável pelo treinamento será o especialista em oratória, negociação e pitch Felipe Costa. As startups interessadas em aprender a fazer pitch em inglês ainda podem se inscrever para a jornada pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeuQ3ApWmhdSmT8VWLJiW4LfvgwfNrnmr4GWGYw6Z0d3ijuMw/viewform. Há dez vagas. As atividades vão ocorrer nos dias 1º e 2 de março.

Participação no Startup Day

As três startups que se destacarem no treinamento, que terá banca com investidores e empreendedores com negócios internacionalizados, poderão participar de um demoday no Startup Day, evento que ocorre em Maringá, no dia 16 de março. Será a primeira edição do evento que contará com apresentações em inglês.

  • Ecossistema de Inovação
  • maringá
  • Pitch em inglês
  • South Summit