Está aberto, até o dia 5 de abril, o período de indicações para o Prêmio Iguassu Valley 2024. A iniciativa tem como objetivo destacar e reconhecer pessoas e empresas que impulsionam a inovação e o empreendedorismo na região oeste do Paraná, fortalecendo o ecossistema regional.
Para este ano, uma das principais novidades é a oportunidade de indicar personalidades. Alan Debus, consultor do Sebrae/PR, destaca que as indicações podem ser feitas por terceiros, não necessariamente pela própria pessoa.
“Além disso, houve uma divisão das categorias das empresas, abrangendo desde micro e pequenas até médias e grandes empresas, incluindo também startups. Essa diferenciação do ano anterior ampliou o número de prêmios de 11 para 14, refletindo o compromisso em reconhecer a diversidade e a excelência empresarial na região”, comenta Alan.
Categorias
O Prêmio é dividido em três modalidades: inovação de produto; inovação em processos de negócios; e personalidade destaque em inovação. Nas três, podem ser indicadas micro e pequenas empresas e startups, média empresa e startups, grandes empresas, organizações públicas e instituições de ensino e pesquisa.
Em cada uma das modalidades, podem ser indicados até três projetos por instituições, sendo que todas as iniciativas devem ser relativas aos municípios da região oeste paranaense.
Para realizar a indicação, é preciso ler o regulamento e preencher o formulário disponível no site oficial do Prêmio.
Avaliação
De acordo com o consultor Alan Debus, todos os avaliadores do Prêmio são externos e voluntários, sendo presidentes de entidades e de instituições de nível estadual. Esse processo de avaliação garante a imparcialidade e a qualidade na seleção dos projetos e empresas premiadas.
As avaliações serão conforme a categoria. Em inovação de produto, serão analisados os seguintes critérios: criatividade e inovação; posicionamento no mercado; e impactos científicos, tecnológicos, ambientais, econômicos e sociais. Na categoria inovação em processos de negócios, além destes, também serão analisados desempenho de processos. Já na categoria personalidade destaque em inovação, serão levados em conta os seguintes critérios: inovação, criatividade e impacto no ecossistema; colaboração, liderança e inspiração; e dedicação, comprometimento e reconhecimento externo. Em todos eles, também será pontuada a apresentação do material submetido.
“Esperamos que as pessoas participem, assim como foi nos outros anos, pois dessa forma continuaremos fortalecendo o Prêmio e enaltecendo as boas iniciativas da nossa região”, conclui Alan Debus.
A premiação ocorrerá entre os dias 13 e 14 de junho, durante o evento Summit Iguassu Valley, em Foz do Iguaçu.