ASN PR
Compartilhe

Na Expoingá, ecossistema de inovação do agro recebe grupo de Londrina em evento da Aliança Estratégica

No encontro, governança divulgou missão técnica para uma das maiores feitas do setor, nos Estados Unidos, em agosto
Por ASN Paraná
ASN PR
Compartilhe
Evento tratou de ações realizadas em Maringá. Foto: Divulgação.

Lideranças do agronegócio de Londrina estiveram no estande do Sebrae/PR, na Expoingá, nesta terça-feira (15), para conhecer mais das ações realizadas pelo ecossistema de inovação do agronegócio em Maringá. A atividade faz parte da agenda da Aliança Estratégica dos Ecossistemas de Inovação de Londrina e Maringá, um projeto de cooperação pelo desenvolvimento de ambos os municípios, que envolve dez setores e vertentes, ao todo.

No evento, um grupo formado por representantes de instituições de ensino, de aceleradoras de startups, de empresários, de associações, de sociedades e de instituições ligadas à vertical do agro conheceu o espaço Inova Agro. Trata-se de uma aceleradora exclusiva para startups do agro inaugurada no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro, onde ocorre a Expoingá todos os anos, e que é uma das ações da governança maringaense.

O ecossistema do agronegócio de Maringá também apresentou como tem trabalhado para impulsionar o setor. Baseia sua atividade nos pilares da inovação e da conexão. Tem como frentes de atuação: eventos, como ideathons, hackathons e encontros; programas de pré-aceleração, de aceleração, de pré-incubação e de incubação; e conexão empresarial, com espaços de coworking, atendimentos, visitas e outras estratégias de conexão com o mercado.

“Essa conexão entre os ecossistemas do agronegócio de Londrina e de Maringá é fundamental para que o movimento cresça e para que isso resulte em novas oportunidades e fortalecimento dos mercados ligados ao setor nas duas cidades”, observa a consultora do Sebrae/PR, Beatriz Poletto.

Para Hugo Kern, analista de inovação da Embrapa Soja (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), em Londrina, uma das melhores formas de estimular o setor é unindo instituições, empresas, produtores e demais atores da cadeia produtiva.

“Temos que conhecer o melhor das cidades para trabalharmos em sinergia. Londrina e Maringá, cada uma tem a sua expertise, com universidades muito fortes trabalhando, cooperativas, instituições de pesquisa, muitos produtores. Essa interação gera conexão de ideias, de soluções, promovendo tecnologia e oportunidades, além da consolidação do eixo norte do Paraná como polo atrativo para o Brasil e para o mundo”, comenta Kern.

Lideranças do agro de Londrina e Maringá se reuniram na Expoingá;. Foto: Divulgação.

Missão para a Farm Progress
A Evoa Aceleradora de startups e o Banco Sicoob Metropolitano divulgaram, durante a ação, missão técnica para a maior feira agro dos Estados Unidos, a Farm Progress Show 2024, em agosto. O evento é reconhecido mundialmente como essencial para o setor, onde os participantes podem conhecer novos produtos e lançamentos, além de interagir com produtores locais do Corn Belt, a região mais produtiva dos Estados Unidos.

A missão começará por Chicago e incluirá visitas técnicas a renomadas empresas do setor, como Bayer, CNH Industrial, além de cidades históricas como Dekalb, St. Louis, Indianápolis, além das fazendas em Moline, Effingham e Laffayete. Os produtores também terão a oportunidade de visitar a Universidade Purdue, uma instituição de destaque que mantém fortes laços com o agronegócio brasileiro.

O roteiro será encerrado em Nova Iorque. Para mais informações e inscrições, os interessados podem visitar o estande do Sebrae/PR na Expoingá ou acessar: www.farmprogress.com.br.

  • agronegócio
  • aliança estratégica
  • Expoingá