Um dos destaques do primeiro dia do Summit Iguassu Valley foi a entrega do foi Prêmio Iguassu Valley, que reconheceu personalidades, empresas, projetos e instituições de ensino e pesquisa que têm desempenhado papéis fundamentais no fortalecimento do ecossistema local através da inovação. A cerimônia premiou esforços e conquistas em diversas categorias, celebrando a criatividade e a dedicação que impulsionam o desenvolvimento regional.
Com o objetivo de fomentar a inovação e destacar as melhores iniciativas, o Summit Iguassu Valley reuniu líderes, empreendedores e pesquisadores para compartilhar experiências e ideias. O evento proporcionou um ambiente propício para networking e colaborações futuras, reforçando a importância da inovação para o crescimento sustentável.
Josiane Gonçalves Daga, CEO da Daga, venceu na modalidade Inovação de Produto, na categoria Pequenas Empresas e Startups. Ela expressou gratidão ao receber o prêmio.
“O troféu representa um reconhecimento por todo o trabalho que temos feito e é um sinal de que estamos no caminho certo. A Daga surgiu da nossa necessidade como pequenos produtores e temos conseguido desenvolver tecnologias que realmente fazem diferença para o pequeno produtor. É isso que nos move”, disse Josiane.
Gustavo Valcarenghi, líder de inovação da Via Labs, da Via Group, que venceu na mesma modalidade que a Daga, mas na categoria Grandes Empresas destacou a importância do prêmio para a empresa e o ecossistema.
“Esse prêmio nos gratifica por toda a jornada que tivemos até agora em criar uma Via mais tecnológica e acessível para todos os produtores de leite e laticínios. Para nós, o ecossistema é a base da inovação, então receber este reconhecimento durante o Summit é ainda mais especial”, afirmou Gustavo.
Siro Canabarro, CEO da Tecinco, vencedor na modalidade Personalidade Destaque em Inovação, categoria Médias Empresas e Startups, relembrou a trajetória ao ser reconhecido.
“Recebo esse prêmio com muita alegria. Já são mais de 30 anos trabalhando com tecnologia, levando a inovação para além da minha empresa, ajudando startups e motivando muitas empresas a inovarem. Fico muito feliz mesmo. Espero que com este prêmio eu possa inspirar outras pessoas e motivá-las para que continuem colaborando com o ecossistema e, no futuro, colham um fruto como esse também”, declarou Siro.
Andres Lopez Lens, coordenador do Prêmio Iguassu Valley, explicou a finalidade do prêmio e a importância do reconhecimento.
“O Prêmio Iguassu Valley tem a finalidade de coroar o que vem sendo feito no ecossistema ao longo dos últimos anos. Com ele, vamos fomentando tanto o empreendedorismo de base, por meio das novas startups que geram novos negócios, bem como as empresas médias e grandes, que também já geram muitos produtos, serviços e negócios. É uma forma de reconhecermos, enquanto ecossistema, os esforços de cada um dos premiados e indicados”, explicou Andres.
Indicações e avaliação
Para a composição da lista dos candidatos ao Prêmio, foi aberta uma lista de indicações, que puderam ser feitas pela comunidade até o dia 5 de abril. Depois, os projetos foram encaminhados a uma banca avaliadora, que analisou critérios específicos para cada modalidade. Em inovação de produto, foram analisados os seguintes critérios: criatividade e inovação; posicionamento no mercado; e impactos científicos, tecnológicos, ambientais, econômicos e sociais. Na categoria inovação em processos de negócios, além destes, também foram analisados desempenhos de processos. Já na categoria personalidade destaque em inovação, foram levados em conta os seguintes critérios: inovação, criatividade e impacto no ecossistema; colaboração, liderança e inspiração; e dedicação, comprometimento e reconhecimento externo.
“Tudo foi analisado com muito cuidado, pois os projetos foram realmente muito bons. Nesta edição, ampliamos as categorias, passando de 11 para 14 prêmios, o que nos possibilitou contemplar mais nomes de relevância para o fomento à inovação local. Estamos muito felizes com os resultados e esperamos que, na próxima edição, tenhamos ainda mais inscritos e indicados”, pontua o consultor do Sebrae/PR, Alan Debus.
Confira a lista completa de vencedores do Prêmio Iguassu Valley
Modalidade Inovação de Produto
● Micro e Pequenas Empresas e Startups: Daga Tecnologia e Engenharia Ltda, projeto “Democratização de GNSS na Agricultura Digital”
● Médias Empresas e Startups: Prime Agro Produtos Agrícolas Ltda, projeto “Vislumbre”
● Grandes Empresas: Via Group Participações Ltda, projeto “Biometano – Logística Econômica e Sustentável”
● Instituições de Ensino e Pesquisa: Associação de Ensino, Pesquisa e Extensão Biopark, projeto “Queijos Finos”
● Organizações Públicas: Município de Foz do Iguaçu, projeto “Repara Foz – Credenciamento de Pequenos Empreendedores Como Uma Política Social”
Modalidade Inovação em Processos de Negócios
● Micro e Pequenas Empresas e Startups: LGPD no Front Ltda, projeto “Método LGPD no Front”
● Médias Empresas e Startups: Prime Agro Produtos Agrícolas Ltda, projeto “Biofábricas – Biológicos”
● Grandes Empresas: Frimesa Cooperativa Central, projeto “Frimesa – ESG 2040”
● Instituições de Ensino e Pesquisa: Exo HUB One Centro de Pesquisa e Inovação Ltda, projeto “ExoHUB CITA – Centro de Inovação e Tecnologia da ACIFI”
● Organizações Públicas: Município de Toledo, projeto “Edital de Inovação CPSI”
Modalidade Personalidade Destaque em Inovação
● Micro e Pequenas Empresas e Startups: Rufer Haubricht Furtado Filho, Agriwest Gestão Agroempresarial
● Médias Empresas e Startups: Siro Canabarro, Tecinco Tecnologia Ltda
● Grandes Empresas: Irineo da Costa Rodrigues, Lar Cooperativa Agroindustrial
● Instituições de Ensino e Pesquisa: Thiago França Naves, UTFPR/LAMIA
● Organizações Públicas: Alcione Tadeu Gomes, Parque de Agroinovação Fundetec – Cascavel
O Prêmio Iguassu Valley é realizado pelo ecossistema Iguassu Valley, em parceria com o Sebrae/PR e o Sistema Fiep.