ASN PR Atualização
Compartilhe

Ecossistema de Biotecnologia de Curitiba tem cooperação entre agentes de inovação

Agenda promovida pelo Sebrae/PR, já mobilizou mais de 150 atores desde 2020, com foco em fortalecer vínculos e promover parcerias e desenvolvimento
Por ASN Paraná
ASN PR Atualização
Compartilhe

O Ecossistema de Inovação em Biotecnologia e Saúde de Curitiba conta agora com uma nova cooperação entre os agentes que promovem inovação na região. Na última semana, foi assinado o Termo de Cooperação Técnica da Governança, que contempla ações de participação dos parceiros na agenda positiva promovida pelo Sebrae/PR, nos grupos de trabalho, planejamento e realização de ações coletivas estratégicas.

Desde 2020, o Sebrae/PR promove eventos por meio de uma governança com participação dos atores do Ecossistema de Inovação em Saúde e Biotecnologia, com workshops, webinars e encontros de grupos de trabalho para estimular discussões, gerar conhecimento e networking, impulsionando a inovação e o desenvolvimento sustentável do setor. Nesse contexto, mais de 150 atores já foram mobilizados nesse que é o sétimo maior ecossistema de saúde do Brasil.

Termo de cooperação foi assinado na última quinta-feira (20), com a presença do governador Ratinho Junior. Foto: Andressa Miretzki

Suelen Suzuki, coordenadora de Indústria do Sebrae/PR, explica que o Termo de Cooperação Técnica vem para formalizar e evidenciar a força desse movimento que se mostra cada vez mais relevante e consistente.

“Esse trabalho foi iniciado há cinco anos, com o mapeamento e diagnóstico do ecossistema de inovação de Curitiba e região, promovido pelo Sebrae/PR em parceria com a Fundação Certi e a Agência Curitiba de Desenvolvimento. Naquele momento, já se identificou o potencial para a promoção de inovação e desenvolvimento. A partir de 2021, foi constituída a Governança do Ecossistema de Inovação de Saúde e Biotecnologia, unindo atores de todas as hélices do ecossistema, para que juntos pudessem elaborar estratégias, orientar caminhos e executar ações em prol do desenvolvimento do setor”, pondera.

Ao longo de 24 meses, a meta é realizar 30 reuniões envolvendo os atores do ecossistema de inovação em Saúde e Biotecnologia e finalizar dois projetos estratégicos para o desenvolvimento do ecossistema de inovação em saúde e biotecnologia de Curitiba envolvendo a governança.

Parceiros do Ecossistema de Inovação em Biotecnologia e Saúde de Curitiba, na Connect Week. Foto: Andressa Miretzki

Fortalecer vínculos

Segundo Suelen, além de formalizar o compromisso dessas instituições com a inovação e a competitividade do setor da saúde e biotecnologia, o maior objetivo do termo de cooperação é fortalecer vínculos de ajuda mútua.

“Isso é fundamental entre os integrantes das chamadas hélices do ecossistema de inovação: instituições de ensino e pesquisa, representantes do governo, sociedade civil organizada e empresas. Para concretizar as ações estratégicas da governança e grupos de trabalho, promovendo a colaboração em investimentos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, e principalmente o aumento da competitividade das empresas e a geração de riqueza e renda em nosso território”, detalha.

Entre os participantes estão profissionais e especialistas do ecossistema de inovação em saúde e biotecnologia da capital, além de empresários, funcionários públicos, pesquisadores, especialistas e investidores – todos engajados pelo desenvolvimento da área.

“A participação do Tecpar neste projeto permitirá o compartilhamento de expertises que o Instituto possui em pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de saúde e biotecnologia, contribuindo para a criação de novos produtos e serviços inovadores”, salientou o diretor-presidente do Tecpar, Celso Kloss.

Marcus Figueredo, CEO da Hilab. Foto: Divulgação

Biotech fundada em Curitiba, a Hilab é especialista em tecnologia diagnóstica e saúde digital e participa do ecossistema. Desenvolvendo dispositivos munidos de tecnologias disruptivas para exames de análises clínicas, com apenas algumas gotas de sangue. Ela foi a primeira empresa do mundo a oferecer um Hemograma Completo por punção capilar e Point-of-Care. CEO da Hilab, Marcus Figueredo comenta sobre a colaboração.

“Nosso sentimento é de muita satisfação em colaborar para que a tecnologia seja aplicada em saúde, de forma que atenda a população com qualidade e rapidez, ampliando o acesso e promovendo qualidade de vida e bem-estar. Vamos fortalecer parcerias estratégicas e promover a inovação sustentável com foco em gerar impacto positivo em saúde em cada vez mais lugares”, afirma.

Rodrigo Cerci, diretor do departamento de pesquisa da Quanta Diagnóstico por Imagem, ressalta a parceria da empresa com o Tecnoparque e o Ecossistema de Inovação em Biotecnologia e Saúde de Curitiba.

Rodrigo Julio Cerci – Rodrigo Cerci, diretor da Quanta Diagnóstico por Imagem

“A parceria entre a Quanta e o Tecnoparque já traz serviços de saúde inovadores, antes indisponíveis à população. Vemos o acordo firmado agora como um novo nível de cooperação, com o compartilhamento de dados e conhecimento”, diz.

Diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta, assina o termo de cooperação técnica. Foto: Andressa Miretzki

Assinaram o termo de cooperação na última semana, durante a Connect Week, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Sebrae/PR, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Centro de Estudos Superiores Positivo, Analítica – Evidências Com Dados de Saúde, Bioraras Assessoria Genética Personalizada, Hilab Technologies, Hospital XV, Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), Linked Data Tecnologia da Informação, Medicina Diagnóstica Quinze, Pró-Vitta Associação Beneficente de Assistência Social e Saúde, Quanta Diagnóstico por Imagem, The Bets Treinamentos Marketing e Comunicação, UBS Union Business Development Serviços e Ventiur Investimentos em Novos Negócios.

  • biotecnologia
  • ecossistema
  • saude