ASN PR Atualização
Compartilhe

Empreendedores paranaenses levam seus negócios para o Startup Summit 2024, em Florianópolis

Caravana realizada pelo Sebrae/PR contou com 215 participantes de todo o Paraná; área de exposição contou com a participação de 48 startups paranaenses
Por Eduardo Pereira
ASN PR Atualização
Compartilhe

De 14 a 16 de agosto, caravanas de todas as regiões do Paraná organizadas pelo Sebrae/PR levaram empreendedores para participar do Startup Summit 2024, em Florianópolis (SC) com foco em desenvolver novos negócios, encontrar parceiros, fornecedores e apresentar suas empresas durante os três dias de evento. Ao todo, foram 215 participantes entre empresários e colaboradores da instituição.

Startup Summit contou com diferentes espaços para exposição. Foto: Hermínio Nunes.

O coordenador de TIC e Startups do Sebrae/PR, Rafael Tortato, ressaltou a importância do evento para o crescimento das startups do Estado. Segundo ele, eventos são oportunidades para se conectar com outros empreendedores, mentores e investidores.

“Estar nesses momentos é uma oportunidade para o empresário fazer conexões e aproveitar do conteúdo. Além disso, a exposição é uma forma de mostrar sua atuação para o mercado especializado, recebendo feedbacks de potenciais clientes, investidores e parceiros, que podem contribuir para a melhoria do negócio”, afirmou Tortato.

Nas áreas de exposição, 48 negócios inovadores do Paraná tiveram a oportunidade de apresentar seus produtos e serviços. Destas, seis alcançaram o Top 100 do Prêmio Sebrae de Startups. Uma delas é a Global Envios, de Londrina, selecionada no Top 30 do Prêmio Sebrae de Startups e entre as três finalistas da categoria “Transformação Digital e Conectividade”. A premiação contou com 3.316 participantes com projetos inscritos.

Eris Schmitt, diretor da Global Envios, participou do evento pela segunda vez e aproveitou para reforçar conexões com investidores e outros integrantes do ecossistema para demonstrar a sua solução se envio e recebimento de encomendas, sendo possível acompanhar o processo.

Cesar Rissete, diretor-técnico do Sebrae/PR, ao lado dos empreendedores Leandro Brun e Ris Schmitt, da Global Envios. Fotos: Eduardo Pereira.

Para Schmitt, o Startup Summit representa uma oportunidade vital para startups em fase de tração, que é o momento em que a startup está em plena operação, com base de clientes solidificada, com negócio validado e sendo possível buscar investimentos.

“Estamos com atuação em oito estados do Brasil e sempre levamos na bagagem boas experiências e conexões valiosas de eventos como esse. A rede de relacionamento que o Sebrae proporciona é fundamental para nosso crescimento, e estar aqui é uma chance única de manter contato com investidores de todo o Brasil”, destacou.

As outras cinco startups no Top 100 do Prêmio Sebrae de Startups foram a Acredite.se, BlueEz, IrriGate, Manfing e a Startlaw.

Nícolas Fabeni, diretor da curitibana Startlaw, enfatizou a relevância do evento pelas oportunidades de networking e aprendizado proporcionadas por diferentes atividades, como o encontro com fundos de investimento.

“É uma forma de dar visibilidade a nossa ideia, que é proporcionar segurança da informação jurídica às empresas. A oportunidade de expor e mostrar ao público o que estamos fazendo é crucial para o nosso crescimento, principalmente por estarmos em um momento de tração”, afirmou Fabeni.

Da Startlaw, Vinicius Pedroso, advogado, e Nícolas Fabeni, diretor.

Novos negócios

Josimar Tumelero, diretor da Terris Tecnologia, saiu de Pato Branco, no sudoeste do Paraná, em busca de tendências e conhecimentos para aplicar na empresa. Tumelero destacou ainda que fez contato com possíveis parceiros e que estava em busca de conhecimentos que fosse possível aplicar na gestão e projetos do seu negócio, que é voltado para o desenvolvimento de soluções para agricultura de precisão.

“O ambiente aqui é de pura tecnologia. Vim para fazer conexões, aprender e levar novas ideias. Já consegui prospectar possíveis fornecedores e parceiros, o que certamente vai agregar ao nosso negócio”, disse Tumelero.

Atilei Joaquim, proprietário da Acredite.se, localizada em Londrina, destacou a importância do reconhecimento alcançado pela startup ao ficar entre as top 100 no Prêmio Sebrae Startups para o seu negócio, que é um software voltado para uma gestão de processos e qualidade.

Empreendedor Atilei Joaquim ao lado da equipe do Sebrae/PR.

Para Joaquim, o prêmio e a participação no Startup Summit foram fundamentais para validar o trabalho da startup e abrir novas portas no mercado, especialmente através das conexões feitas durante o evento.

“É muito legal respirar esse ambiente de startups, sempre tive uma visão de que a empresa não se constrói apenas sentado em uma cadeira achando que a coisa vai acontecer. É com apoio do Sebrae e a presença em momentos como esse que me auxiliaram a, por exemplo, estar frente a frente com gestores das áreas responsáveis pela utilização da nossa solução”, finalizou Joaquim.

Equipe do Sebrae/PR presente durante o evento.

Feira do Empreendedor 2024

Promovida pelo Sebrae/PR, de 26 a 29 de setembro, em Curitiba, a Feira do Empreendedor será gratuita e voltada para quem deseja empreender, possui um negócio ou está em busca de networking. O evento terá palestrantes nacionais, conteúdos, orientações, consultorias e um espaço com expositores de diferentes segmentos, como soluções digitais e inovadoras, franquias, serviços e representações comerciais. Também haverá uma feira com produtos de microempreendedores de Curitiba e região, além de rodadas de negócios e acesso ao crédito: sebraepr.com.br/feiradoempreendedor/.

  • Conecta PR
  • Florianópolis
  • Prêmio Sebrae de Startups
  • Startup Summit