Apucarana iniciou o planejamento para se tornar uma cidade inteligente. O município do Vale do Ivaí integra o Programa Cidade Inteligente, do Sebrae/PR em parceria com o Itaipu Parquetec. Neste mês, a cidade concluiu a primeira etapa de trabalho, com o diagnóstico de maturidade, em que recebeu 6,3 pontos, em uma escala de 0 a 10, demonstrando um nível avançado pela estrutura e políticas públicas estabelecidas.
O Programa Cidade Inteligente tem a adesão de 10 cidades do Paraná e busca implementar soluções inovadoras para melhorar a gestão pública e a qualidade de vida dos cidadãos. O consultor do Sebrae/PR, Tiago Correia da Cunha, explica que, a partir da realização do diagnóstico, serão feitas ações de conscientização e sensibilização e o planejamento de ações para a criação de um modelo de cidade inteligente.
“O diagnóstico foi feito por técnicos do Itaipu Parquetec, que vieram visitar as iniciativas da cidade e participaram do planejamento, que levantou dores e propôs ações de melhoria de curto prazo para serem aplicadas em até seis meses, de forma que a cidade comece a apresentar resultados concretos”, detalha.
Segundo o consultor, a governança local ficará com a responsabilidade de monitorar e implementar as ações sugeridas, garantindo que a cidade se aproxime cada vez mais de um modelo de gestão pública eficiente e inovador.
“O Conecta Apucarana fará a execução desse planejamento e vai monitorar as atividades, ou seja, será a guardiã do processo de transformação dentro do município”, completa.
O professor do curso de Ciência da Computação da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e um dos membros da governança, Lisandro Rogério Modesto, destaca que o Programa Cidade Inteligente impacta positivamente a vida dos cidadãos, focando na melhoria dos serviços públicos. O objetivo, segundo ele, é aprimorar aspectos sociais, econômicos e de saúde, além de garantir mais qualidade de vida para a população de Apucarana.
“Estamos trabalhando para que o envolvimento da sociedade cresça ainda mais. Algumas iniciativas já estão em andamento há bastante tempo e acredito que a principal delas seja a criação do ecossistema de inovação, empreendedorismo e tecnologia na nossa região, o Conecta. Ele permitiu que começássemos a abordar temas relacionados à cultura de inovação, empreendedorismo e uso de tecnologias em prol das pessoas de maneira muito mais eficaz”, afirma.
De acordo com Modesto, no longo prazo, o programa visa proporcionar serviços mais eficientes e seguros, além de criar oportunidades para que os jovens queiram permanecer na cidade.
“Há cinco anos, realizamos o evento ‘Conectado ao Futuro’, que faz com que todos nós, cidadãos de Apucarana, pensemos no futuro, no curto, médio e longo prazo, sempre buscando melhorar a qualidade de vida. Isso é o mais importante. E, claro, as iniciativas ligadas ao poder público também são fundamentais”, completa.
Diagnóstico de Apucarana
O diagnóstico do Programa Cidade Inteligente de Apucarana avaliou seis dimensões-chave: inovação, infraestrutura tecnológica, participação cidadã, ambiente de negócios, geração de emprego e renda, e desenvolvimento de projetos-piloto. A cidade obteve pontuações elevadas em inovação (8/10); infraestrutura tecnológica (7,5/10) e participação cidadã, em que atingiu a pontuação máxima (10/10). A nota para ambiente de negócios foi 5/10; e em projetos-piloto e laboratórios de inovação (Living Lab), a cidade ainda não tem iniciativas, recebendo uma pontuação 0/10.
Programa Cidade Inteligente
O Programa Cidade Inteligente, lançado em março de 2024, é uma parceria entre o Sebrae/PR e o Itaipu Parquetec, que visa preparar municípios do Paraná para implementarem soluções inovadoras em prol dos cidadãos. O Programa combina as expertises dos realizadores para promover modelos de cidades inteligentes, otimizando espaços e serviços públicos por meio de tecnologia e inovação. As ações vão até abril de 2025, com visitas técnicas e capacitações on-line já realizadas.