ASN PR Atualização
Compartilhe

Desafios e oportunidades para os pequenos negócios é tema de encontro em Telêmaco Borba

O “Empreender é Vender” é um evento alusivo ao Dia da Micro e Pequena Empresa (MPE) marca as ações do Sebrae/PR na cidade
Por ASN PR
ASN PR Atualização
Compartilhe

O Sebrae/PR reuniu nesta quinta-feira (24), em Telêmaco Borba, na região dos Campos Gerais, empresários e potenciais empreendedores, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Telêmaco Borba (Acitel), para discutir os desafios e oportunidades do mercado atual. A palestra com o consultor internacional Cristiano Machado, reconhecido por suas contribuições acadêmicas nos Estados Unidos, Canadá e Brasil, mostrou como a era digital está moldando as relações de trabalho e o comportamento das empresas.

Evento reuniu empresários e potenciais empreendedores na sede da Acitel. Foto: Rogerio Junior

Com foco nas transformações digitais e na importância da adaptação constante, Machado destacou que o sucesso no ambiente atual exige profissionais acima da média e disposição para inovar. Ele enfatizou que a habilidade de “vender” vai além dos produtos e serviços.

“Precisamos vender nossos valores e competências o tempo todo, porque o mercado exige diferenciação constante. O caminho para o sucesso inclui ter motivos claros e planos sólidos, lembrando que ficar reclamando não ajuda nada”, comentou.

Outro ponto abordado foi a necessidade de presença digital. Machado frisou que, para acompanhar o ritmo acelerado do mercado, empresas e profissionais devem estar presentes nas redes sociais, aproveitando o Google Meu Negócio e outras ferramentas digitais para fortalecer sua visibilidade e credibilidade.

Além disso, ele sugeriu melhorias nos processos internos, o envolvimento com trabalhos voluntários e a participação em associações empresariais como formas de se destacar e construir uma marca sólida. A constância e a criação de rotinas foram apontadas por ele como essenciais para estabelecer um posicionamento firme no mercado.

Cristiano Machado falou como a era digital interferiu no mundo dos negócios e deu dicas para vender cada vez mais. Foto: Rogerio Junior

Tatiane Luz Carneiro, auxiliar em um salão de beleza local, planeja abrir seu próprio negócio e compareceu ao evento em busca de ideias e orientações. Atualmente, ela comercializa produtos de beleza de forma independente, principalmente por indicação direta de clientes.

“Estou em constante busca de conhecimento para lançar minha própria empresa voltada à estética naturalista em 2025. Iniciativas como as do Sebrae são essenciais para quem deseja inovar e crescer”, destacou Tatiane.

Já Alexandra Arcaten, proprietária de uma empresa de segurança patrimonial e limpeza, marcou presença no evento para ampliar sua rede de contatos e aprimorar sua visão de negócios.

“O mercado está em constante mudança, e vim em busca de dicas práticas que possa aplicar no dia a dia da minha empresa, que ainda não possui um setor de vendas dedicado”, comentou Alexandra.

A professora de inglês Neli Raquel Miranda também participou e ressaltou a importância de iniciativas que motivem profissionais de vendas.

“Meu trabalho é bem específico e voltado ao setor empresarial. Conhecer diferentes abordagens e maneiras de aplicá-las é essencial. A palestra foi uma fonte de inspiração para seguir aprimorando meu atendimento”, avaliou Neli.

Hoje, conforme dados da Receita Federal, Telêmaco Borba concentra 7,3 mil empresas, sendo 3,8 mil microempreendedores individuais, 2,6 mil microempresas e 340 empresas de pequeno porte.

“Nosso papel enquanto Sebrae/PR é oferecer suporte e subsídios para que as empresas encontrem um ambiente de negócios favorável para que possam crescer e conquistar novos clientes. A palestra trouxe insights importantes e que podem ser aplicados nas empresas. O escritório de Telêmaco Borba está de portas abertas para receber os empreendedores em busca de soluções”, comentou a consultora do Sebrae/PR, Stefanny Duzeiko.

O Dia da Micro e Pequena Empresa foi comemorado, em todo o Brasil, em 5 de outubro.

  • Cristiano Machado
  • paraná
  • sebrae
  • Telêmaco Borba
  • vendas