ASN PR Atualização
Compartilhe

Ecossistemas de Inovação do Sudoeste realizam planejamento para 2025/2026

Ações acontecem em Dois Vizinhos, Francisco Beltrão e Realeza
Por ASN PR
ASN PR Atualização
Compartilhe

Os Ecossistemas de Inovação (ELI) das cidades de Dois Vizinhos, Francisco Beltrão e Realeza promovem nesta semana, dias 3, 4 e 11 de dezembro, respectivamente, os seus planejamentos para o biênio 2025/2026. A iniciativa é vista como fundamental para balizar as ações de cada um dos Ecossistemas e seus parceiros para os próximos anos, que preveem, entre outros pontos, o desenvolvimento de conexões e o fortalecimento de novos negócios.

De acordo com a consultora do Sebrae/PR, Jocelei Fiorentin, os encontros serão importantes para o aprimoramento e construção de iniciativas para o ELI.

“É um momento fundamental para aprofundarmos análises sobre impactos da inovação no desenvolvimento local e evoluirmos dentro da pauta do planejamento de atividades junto aos conselhos locais de inovação, visando ter um cenário de melhoria dos indicadores de maturidade do município, com a geração de mais oportunidades de negócios e ambiente dinâmico, atrativo e inovador”, comenta Jocelei.

Além de Francisco Beltrão, planejamento acontece nas cidade de Dois Vizinhos e Realeza

Entre as temáticas que serão debatidas nos encontros, está a apresentação de resultados de 2024, análise de problemas e dificuldades, bem como as oportunidades e iniciativas, além da construção de objetivos estratégicos.

Para o presidente do Conselho Municipal de Inovação de Francisco Beltrão, Cledson Lodi, com o planejamento a intenção é poder dar continuidade aos trabalhos e fortalecer ainda mais o ecossistema.

“Sempre pensamos o planejamento de forma anual, neste momento vamos pensar ele de uma forma mais longa, mais consistente. O objetivo é buscar o aumento do nível de maturidade do município, com um cenário mais dinâmico, o fortalecimento das instituições, da cultura da inovação e o seu fomento”, comenta Cledson.

Caminho

Na avaliação do presidente do Conselho Municipal de Inovação de Dois Vizinhos, Hamilton Pinheiro, o momento é importante para traçar um caminho claro e coerente.

“Ao definirmos objetivos e metas para os próximos anos, estamos construindo uma visão compartilhada que unirá esforços em prol do desenvolvimento sustentável da nossa cidade. Acredito que o planejamento será um marco histórico para o nosso município, pois demonstra a capacidade de pensarmos no futuro e de uma cidade mais justa e desenvolvida”, acrescenta Hamilton.

Nova fase

Paulo Bueno, presidente do Conselho de Inovação de Realeza, conta que a iniciativa marca o princípio de uma nova fase para o ecossistema local.

“Saímos de um ambiente onde estávamos criando a cultura da inovação para um onde estamos trabalhando a pré-incubação e a incubação de empreendimentos. Através de um novo planejamento esperamos avançar para uma fase de consolidação, de resultados destes trabalhos. Algo que traz um significado muito importante e que nos abre um horizonte de novos nichos de mercado dentro da matriz econômica do município”, afirma Paulo.

  • ambiente de negócios
  • Ecossistema de Inovação
  • planejamento ELI