ASN PR
Compartilhe

Guia vai trazer as principais tendências da maior feira de varejo do mundo

Conteúdo reflete as principais tendências da NRF Retail’s Big Show, feira que teve missão técnica do Paraná
Por ASN Paraná
ASN PR
Compartilhe

As principais tendências do varejo mundial estarão à disposição dos empreendedores paranaenses. No dia 6 de fevereiro, estará disponível o Guia de Tendências especial para o varejo, que traz as novidades apresentadas na NFR Retail’s Big Show, a maior feira do setor em todo o mundo. O material gratuito poderá ser acesso no link.

O guia tem como base as principais tendências apresentadas na NRF, que aconteceu em Nova York (EUA) entre os dias 12 e 14 de janeiro. Na missão técnica com representantes do Sebrae/PR, Sistema Fecomércio PR e com 47 empresários do setor varejista do Estado, a delegação paranaense pôde identificar novidades discutidas em nível global que, por meio do guia, vão ser compartilhadas com o setor de varejo do Estado.

Missão técnica paranaense na Feira, em Nova York (EUA) Foto: divulgação.

O diretor de Administração e Finanças do Sebrae/PR, José Gava Neto, explica que o guia sintetiza as principais discussões da feira e, desta forma, apresentar algumas das tendências mais importantes do varejo para os pequenos negócios paranaenses.

“A NRF mostra que pensar o varejo é pensar em como temas como a tecnologia contribuem, por exemplo, para aprimorar a experiência do cliente. Para os varejistas, as tendências da feira trazem o desafio de aprimorar a eficiência operacional dos negócios. Por isso, o guia é uma ferramenta para que os empreendedores entendam um cenário em transformação, os novos comportamentos de consumo e enxerguem oportunidades de inovação”, afirma Gava.

O Guia de Tendências, ao refletir as discussões de uma grande feira internacional, oferece uma ferramenta para lidar com os desafios do varejo na atualidade. Para Peter Wolbert, empreendedor em Curitiba e especialista em marketing, que participou da missão para a NRF deste ano, um dos principais desafios do varejo na atualidade está em oferecer uma boa experiência de consumo para os clientes.

“As tendências da NFR são mais perceptíveis quando vemos grandes players do mercado, com seus nichos de varejo, apresentando detalhes que ainda não estavam sendo observados. O desafio que temos agora é o de ajudar o varejista a entender que o seu mercado não é de repasse de produtos e sim de consumo”, pontua Wolbert.

NRF Retail’s Big Show reúne, todos os anos, grandes nomes do varejo mundial. Foto: Jason Dixson Photography.
Tecnologia e sustentabilidade

Dentre as tendências que a NRF 2025 apresentou para o setor de varejo, a tecnologia e a sustentabilidade foram os principais temas abordados na feira. Ercílio Santinoni, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, participou da missão e destaca que, para os próximos anos, será fundamental que os negócios se aprimorem em ambos os assuntos.

“A feira nos mostra que é preciso se preparar para o futuro sem perder a essência de cada negócio. Por isso, as principais tendências giram em torno da tecnologia e da sustentabilidade: a inteligência artificial, o foco no consumidor, o impacto social e o impacto ambiental são os temas de maior relevância para toda essa cadeia”, explica Santinoni.

Para o vice-presidente e representante da Fecomércio PR na missão técnica, Leopoldo Furlan, a expectativa é a de entender como a questão da tecnologia está sendo tratada pelos maiores especialistas do varejo mundial e fazer o tema chegar com maior força entre as empresas paranaenses.

“O propósito da nossa missão na NRF foi o de absorver todos os conceitos de tecnologia que vimos na feira e poder, da melhor forma possível, transmitir esse conhecimento para os varejistas do nosso Estado”, pontua Furlan.

  • guia
  • missão técnica
  • nrf
  • tendências