O Conecta+ Indústria, programa do Sebrae/PR que apoia pequenas indústrias em negociações com médias e grandes empresas, segue sua programação em cidades da região metropolitana de Curitiba (RMC). No próximo dia 17 de julho, o projeto chega a Colombo com uma rodada de negócios na sede da Associação de Moradores e Empresários do Centro Industrial Mauá (Amecim), na Rua Ana de Souza, 73, instituição parceira na realização da rodada, juntamente com a Prefeitura Municipal. As micro e pequenas empresas interessadas em participar do programa podem se inscrever pelo link.

O programa busca, além de uma rodada de negócios, a construção de um relacionamento entre fornecedores do setor industrial da RMC com empresas de maior porte que precisam realizar compras para o seu funcionamento diário. Por isso, os pequenos negócios passam por um processo de capacitação e mentorias para aprimorar este diálogo com grandes atores do mercado.
Thais Rodrigues Almeida, consultora do Sebrae/PR, destaca que a iniciativa busca fomentar uma cultura de inovação da qual as micro e pequenas indústrias podem e devem fazer parte, ao se prepararem para atender com eficiência as demandas de grandes compradores. Segundo ela, o programa ganha força em Colombo com o apoio da Amecim e da Prefeitura.
“O programa reforça o alinhamento do Sebrae/PR com instituições parceiras e com o ecossistema de inovação da cidade, ampliando o potencial competitivo do município na região. O Conecta+ Indústria é parte desse movimento: ao preparar pequenos negócios para atender compradores qualificados, estimula a oferta de produtos e serviços com mais eficiência. Ao final do ciclo, os participantes saem com oportunidades reais mapeadas e estratégias de negociação mais robustas”, afirma Thais.
Como funciona
O Conecta+ Indústria se divide em três etapas. Na primeira, os fornecedores que se inscrevem passam por um workshop preparatório, no qual são capacitados para a elaboração de propostas comerciais e pitches de vendas. Após este começo, as pequenas indústrias se encontram com os compradores nas rodadas de negócios e efetivamente iniciam um diálogo com eles.
Por fim, após o contato inicial entre as partes, os fornecedores seguem no programa, desta vez com a etapa de mentoria. Nela, os pequenos negócios recebem uma assessoria do Sebrae/PR para a condução de negociações e, em um momento posterior, a consolidação de propostas para os compradores.
Após a realização da inscrição, a equipe do Sebrae/PR irá entrar em contato com cada participante, para esclarecer dúvidas e orientar a respeito dos próximos passos do programa. O investimento total para as empresas durante a jornada é de R$ 980,00.