ASN PR
Compartilhe

Fórum debate a importância da inovação para os negócios no sudoeste do Paraná

Realizado em Dois Vizinhos, evento reuniu lideranças dos setores público e privado, trazendo cases de práticas inovadoras
Por ASN Paraná
ASN PR
Compartilhe
Evento promoveu debates sobre a importância da inovaçao nos negócios. Fotos: Divulgação. 

Aproximar as instituições e mostrar como a inovação pode resultar em movimentos positivos, implicando no desenvolvimento cultural nas empresas. Esses e outros pontos foram debatidos durante o 2º Fórum dos Ecossistemas Locais de Inovação do Sudoeste do Paraná, realizado nesta terça-feira (5), em Dois Vizinhos, no sudoeste do Estado. O evento contou com a presença de lideranças dos setores público e privado, empresários e ainda com a apresentação de cases inspiracionais.

Gerente da Regional Sul do Sebrae/PR, Cesar Giovani Colini, destaca que, desde 2007, o Sebrae vem trabalhando no fortalecimento da cultura da inovação na região.

“O nosso grande desafio é proporcionar a real integração dos ecossistemas de inovação, promovendo esse trabalho conjunto entre as empresas, universidades, governo e demais instituições, com foco no desenvolvimento econômico. Com isso, buscamos uma região cada vez mais forte, mostrando todo o seu potencial para o Paraná e o Brasil”, comenta Cesar.

O presidente do Conselho de Inovação de Dois Vizinhos, Vicente de Paulo Macedo, pontua que fomentar eventos como o Fórum é promover o desenvolvimento da região.

“O Sudoeste é diferente em relação às outras regiões do Paraná. Aqui temos soluções que são referência para o Brasil. O que precisamos, sim, é promover cada vez mais a nossa região, mostrar o que temos de bom e levar nossos produtos e serviços para além do nosso estado. Temos muitos exemplos de inovação aqui, precisamos ser reconhecidos por isso”, complementa Vicente.

Durante o encontro, foi apresentado o case da Atlas Eletrodomésticos, empresa brasileira que atua há mais de 65 anos no mercado de fogões. Segundo Marcelo Silva, coordenador do programa de inovação da companhia, desde 2021 a indústria vem incentivando a cultura do inovar.

“A Atlas sempre foi inovadora em produtos e serviços, mas pouco em processos. Então nós começamos há quatro anos, em parceria com o Sebrae, o trabalho de um programa aberto de inovação na indústria. E a partir disso começamos pela mudança da cultura da empresa, dos gestores, e temos colhido bons frutos a partir do momento em que a inovação passou a ser um tema presente em nosso dia a dia”, comenta Marcelo.

Marcelo, da Atlas Eletrodomésticos, contou com a indústria vem inovando nos últimos anos.

Compromisso

Alan Alex Debus, coordenador de Inovação do Sebrae/PR, explica que transformar o território em um local inovador requer o compromisso de todas as instituições.

“O nosso papel aqui hoje é entender um pouco mais sobre as peculiaridades do território e reforçar a importância de ações e estratégias que de fato impliquem na transformação regional. E para isso acontecer, é fundamental a participação efetiva da iniciativa privada nas governanças, das instituições de ensino e de pesquisa e do governo, com ações de fomento”, pontua Alan.

Cenário

O evento contou também com a participação e palestra de Ladmir Carvalho, CEO da Alterdata, empresa que atua na área de software há mais de 30 anos e conta com 2 mil colaboradores. Ele trouxe reflexões sobre a atuação das empresas em um cenário cada vez mais competitivo e de infinita concorrência.

“A maioria das empresas gasta energia acompanhando as suas concorrentes. Precisamos olhar para dentro, para a nossa real capacidade de pensar diferente. Esse é um jogo infinito e os empresários precisam criar um ambiente contínuo de crescimento, um processo de melhoria diária. A inovação real é aquela do dia a dia, em que mudamos um pouco e vemos a diferença nos negócios. O que trouxe uma empresa até o sucesso hoje não é o que a levará ao sucesso no futuro”, completa Ladmir.

2º Fórum de Inovaçao do Sudoeste do Paraná contou com a presença de lideranças do setor público e privado. 

Participação

O 2º Fórum de Inovação do Sudoeste do Paraná contou com a participação dos Ecossistemas Locais de Inovação de Pato Branco, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Realeza e Palmas. Em abril deste ano, em Pato Branco, aconteceu a 1ª edição do Fórum. A expectativa é de que, em outubro, aconteça a 3ª edição em Francisco Beltrão.

  • Ecossistema de Inovação
  • inovação
  • rede de habitats