ASN PR Atualização
Compartilhe

ECO.TIC’NOVA 2025 conecta ecossistemas de Maringá e Londrina

Evento une tecnologia, inovação e negócios para fortalecer o desenvolvimento em ambas as regiões
Por ASN Paraná
ASN PR Atualização
Compartilhe

Começou nesta quarta-feira (6), em Maringá, o ECO.TIC’NOVA 2025, evento de grande relevância para as regiões noroeste e norte do Paraná, que segue até esta quinta-feira (7), no Paraná Expo (PR-317, 5428, Jardim Industrial). Com oito expositores e 21 palestras temáticas divididas em três palcos – negócios, tendências e tecnologias, além de quatro palestras magnas, o encontro reúne profissionais e empresas em um ambiente multissetorial, promovendo networking e conectando tecnologia, inovação e tendências.

A iniciativa é uma realização conjunta da Associação Software by Maringá (SBM), Associação Brasileira de Tecnologia, Inovação e Comunicação (Abratic), Sindicato da Indústria de Tecnologia da Informação do Paraná (TI Paraná), APL de Software de Londrina (APL TIC Londrina), Sebrae e Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema FIEP).

ECO.TIC’NOVA
Ao longo dos anos, o ECO.TIC’NOVA ampliou foco e fortaleceu conexões entre diversos setores da economia regional. Fotos: Aron Mello.

Durante a abertura, o diretor-técnico do Sebrae/PR, César Rissete, lembrou que o encontro começou como dois eventos separados (Maringá e Londrina) e, ao longo do tempo, foi se transformando em uma iniciativa integrada, com maior força de posicionamento.

“O ECO.TIC’NOVA deixou de ser voltado exclusivamente à TI e passou a promover conexões e colaborações que fortalecem todo o ecossistema regional, atraindo também empresários dos setores de vestuário, agronegócio, indústria, comércio e serviços”, afirmou Rissete.

O prefeito de Londrina, Tiago Amaral, ressaltou a importância dessa união entre as cidades de Londrina e Maringá para o desenvolvimento regional.

“Unir a força econômica, à inovação e a capacidade de atração dessas cidades cria algo disruptivo e essencial para acelerar o crescimento do norte do Paraná”, afirmou. Essa integração, segundo ele, posiciona as regiões como polo de destaque.

Abertura ECO.TIC’NOVA 2025
Autoridades de Maringá e Londrina participaram da abertura do ECO.TIC’NOVA 2025, destacando a importância do evento para o desenvolvimento das duas cidades.

Expositor do evento pelo segundo ano, Lucas Maranho, fundador da liveSEO, em Maringá, maior agência de SEO da América Latina, reforçou a relação histórica com o ECO.TIC’NOVA.

“Participo desde 2013, e a nossa empresa nasceu em 2017 durante o evento. É um ambiente que impulsionou nosso crescimento, um catalisador de oportunidades para quem aposta em inovação e colaboração”, disse Maranho.

Atualmente, sua holding conta com cinco empresas e mais de 220 colaboradores, com atuação nacional e internacional.

Com oito expositores, 21 palestras temáticas e quatro magnas, o ECO.TIC’NOVA 2025 reúne profissionais e empresas em um ambiente multissetorial de conexões e conhecimento.

O evento também atraiu participantes como Davi Sorato, coordenador de marketing de uma empresa maringaense focada em segurança da informação.

“Fiquei impressionado com o ECO.TIC’NOVA. Maringá está se consolidando como referência em tecnologia, e essa é uma ótima oportunidade para ampliar conhecimento e networking, e levar conteúdo estratégico para a empresa”, afirmou.

Responsável pela palestra magna de abertura, o influenciador digital Juliano Kimura, CEO da Trianons Agência de Inteligência Artificial Generativa, trouxe ao evento uma visão instigante sobre o futuro da Inteligência Artificial (IA).

“Estamos diante de uma nova revolução industrial, e o momento exige ação imediata. Mesmo viajando o mundo e estudando diariamente, sinto que estou sempre atrasado. Quem não se mobilizar agora sofrerá as consequências”, alertou.

Kimura também ressaltou a importância da prática e da constante atualização diante da rápida evolução da IA.

“Estamos construindo o conhecimento com a nave em voo. A hora é agora para se preparar para o futuro,” concluiu o palestrante.

Palestrante Juliano Kimura
Durante palestra, Juliano Kimura alertou sobre a urgência de ação frente à revolução da inteligência artificial e destacou a importância da prática e atualização constante.

No primeiro dia do ECO.TIC’NOVA 2025, também estiveram presentes outras autoridades e lideranças empresariais de Maringá e Londrina, como presidentes das associações comerciais e empresariais, vereadores e representantes de instituições, como Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Senai, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FA) e Centro Universitário Filadélfia (Unifil), além dos presidentes da Soft By Maringá e do Conselho do Jovem Empreendedor da Acim.

O evento segue até esta quinta-feira (7), das 13h às 20h, promovendo uma agenda de palestras e oportunidades para fomentar o desenvolvimento tecnológico e a inovação paranaense. Mais informações no site oficial.

  • APL de Software de Londrina
  • ECO.TIC’NOVA
  • londrina
  • maringá
  • tecnologia
  • tendências