ASN PR Atualização
Compartilhe

Programa de desenvolvimento em sete distritos de Cascavel busca crescimento econômico e qualidade de vida

Processo de transformação tem como foco a área rural
Por Thiago Leandro/ASN
ASN PR Atualização
Compartilhe

Oportunizar o desenvolvimento econômico dos distritos rurais, de forma equivalente ao das áreas urbanas, com investimentos direcionados e estratégicos, é o principal objetivo do Programa de Desenvolvimento dos Distritos Rurais, que está em andamento em Cascavel.

O projeto é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Cascavel, por meio da Agência de Inteligência e Fomento – AIF e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, sendo executado em uma parceria com o Sebrae/PR. Participam ainda outras instituições locais, como o Sindicato Rural e a Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

O propósito é transformar os sete distritos rurais do município — Sede Alvorada, Espigão Azul, São João do Oeste, São Salvador, Rio do Salto, Diamante e Juvinópolis — em polos de desenvolvimento econômico, sem perder de vista a melhoria da qualidade de vida da população.

O programa tem como objetivo desenvolver potencialidades dos sete distritos de Cascavel. Foto: 2DA

Miro Filho, diretor de Inteligência e Projetos da AIF, explica como nasceu a ideia:
“A consolidação da proposta começou por volta de 2017, sendo implementado e aperfeiçoado desde então. Surgiu da necessidade de inserir Cascavel no conceito concreto de smart city, usando o avanço tecnológico para incrementar boas práticas de governança, otimizar a administração pública e, principalmente, proporcionar aos cidadãos mudanças reais na qualidade de vida.”

Com essas ações, a administração municipal busca consolidar Cascavel como protagonista regional, estadual e nacional, atraindo investimentos e fortalecendo o desenvolvimento tanto da área urbana quanto da rural.

O prefeito de Cascavel, Renato Silva, ressalta a relevância do projeto:

“Quando pensamos em Cascavel, temos que olhar para o todo: da área urbana ao interior. Nossa zona rural é rica em potencialidades que podem se transformar em atrativos e fomentar a economia. Com essa parceria, conseguimos identificar essas riquezas e investir nelas. A população do campo merece valorização, pois faz parte de uma engrenagem essencial que movimenta nossa cidade e nossa economia.”

Na prática

Imagem aérea de Juvinópolis, um dos sete distritos de Cascavel. Foto: Secom

O Programa de Desenvolvimento dos Distritos Rurais de Cascavel tem como foco identificar as potencialidades de cada distrito, fornecendo informações claras para que a administração pública realize investimentos corretos e equilibrados. A ideia é otimizar a aplicação dos recursos públicos e gerar impactos diretos no IDH e na economia local.

Segundo Augusto Stein, gerente regional do Sebrae/PR, o ponto de partida foi ouvir quem vive nos distritos.

“O projeto buscou entender a realidade, a opinião e a visão das próprias comunidades. É um trabalho de campo, em que identificamos informações diretamente com as lideranças dos sete distritos impactados”, destaca.

Trabalho é realizado pela Prefeitura de Cascavel e conta com parceiros como o Sebrae/PR. Foto: 2DA

As mudanças são aguardadas com ansiedade por quem mora ou trabalha em um dos sete distritos.

Alceu Pedron, que gerencia aviários em São Salvador e preside o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, reforça o desejo da comunidade.

“Queremos mais oportunidades para garantir a permanência do homem no campo, com melhores condições de infraestrutura e informação. Também buscamos incentivar a criação de pequenos negócios e a união de grupos, para fortalecer o crescimento comunitário.”

-

  • agro cascavel
  • empreendedorismo rural
  • potencialização