ASN PR
Compartilhe

Vinte e três empresas paranaenses vão expor seus produtos na Mercopar, evento voltado a inovação industrial

De 14 a 17 de outubro em Caxias do Sul, evento é oportunidade para conexões
Por ASN Paraná
ASN PR
Compartilhe

Empreendedores do Paraná estão partindo para o Rio Grande do Sul em busca de novos negócios. Vinte e três pequenas empresas, médias e grandes vão participar, desta terça-feira (14) até sexta (17), de feira focada em inovação industrial que movimenta toda a América Latina. A Mercopar, que acontece em Caxias do Sul (RS), chega a sua 34ª edição com a participação de empresas do Brasil e de outros países. A feira é realizada pelo Sebrae RS e pelo Sistema FIERGS. As inscrições para o público são gratuitas e podem ser feitas pelo site do evento.

Os paranaenses participantes estarão em estandes individuais e coletivos para mostrar seus produtos e serviços a potenciais clientes, com chances de fechar parcerias e negócios, além de contar com o apoio do Sebrae/PR. De Curitiba, as micro e pequenas empresas que vão participar são: a Mify e a Ideia Tech, com soluções de Inteligência Artificial e software; a GTI IT Solution, de Internet das Coisas (IoT) e sensoriamento; a Wayv Tecnologia, de automação industrial e indústria 4.0; a Exygroup – Exoesqueletos Industriais, de tecnologia e inovação; e a BR Brasil, do setor automotivo.

De Londrina, estarão presentes a Sonhare Chalés e Cabanas, com suas construções modulares; a Oxian Digital, com soluções de Inteligência Artificial e software; a QualityStorm, de tecnologia e inovação. De Pinhais, a Sharpen Tools, voltada a fabricação de ferramentas; de Peabiru, a Fogo Forte.

Equipe da Quality Storm, empresa de Londrina que estará na Mercopar. Foto: divulgação.

Já voltadas ao setor metalmecânico, estarão presentes a Multimetal, de Cambé; a Metal Flash, de Ponta Grossa; a Mollificio Braton, de Apucarana.

A coordenadora de Indústria do Sebrae/PR, Suelen Suzuki disse que a feira é o momento ideal para colocar em pratica as ações desenvolvidas durante os meses e que tem como foco diferentes áreas, como a inovação e aumento de competitividade das pequenas indústrias do Paraná. Além disso, outros participantes, empreendedores e compradores vão de outros meios, como caravanas, para participar.

“Queremos que quem empreende possa ir além de conhecer novas tecnologias, mas também aquelas que se aplicam ao seu contexto e que podem trazer ganhos significativos de produtividade e eficiência. Para os expositores, é uma excelente oportunidade de aumentar a rede de networking e buscar novos mercados e canais”, disse a coordenadora de Indústria do Sebrae/PR, Suelen Suzuki.

Crédito: divulgação.

Além da ampla participação dos pequenos negócios, as médias e grandes empresas também leverão suas soluções para os estandes. De Curitiba, estarão presentes a Libéllula, que trabalha com tecnologia da informação; Viso Quadros, que produz placas de sinalização, expositores e totens; e a Tradener, do segmento de energia e meio ambiente.

De São José dos Pinhais estarão outras três empresas: GDB Máquinas de Alta Performance, da área de metalmecânica; Toriod do Brasil, de eletrotécnica; e a Cimhasa – Travis – Clever, também de metalmecânica. Duas empresas são de Pinhais: a Cortesa, que trabalha em automação industrial e metalmecânica; e a Puma, que atua com serviços industriais. E Colombo será representada pela empresa Seyconel, de automação industrial.

O impacto da Mercopar é visto no setor industrial, e os números da edição de 2024 comprovam isso: o volume de negócios gerados foi de R$ 935 milhões, o que representa crescimento de 66% em relação ao ano de 2023. Durante os quatro dias da feira, foram registrados 42.184 visitantes presenciais, que tiveram a oportunidade de visitar 561 expositores. Também houve aumento de 80% no número de máquinas industriais expostas com relação a 2023.

Para 2025, as expectativas da organização do evento são otimistas. Serão mais de 500 expositores e 60 startups, com empresas dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Também haverá participação de empresários da China, um dos maiores parceiros comerciais do Brasil. A feira reúne segmentos como metalmecânico, automação industrial, borracha, plástico, movimentação e armazenagem, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, atestando a grande diversidade do setor.

34ª Mercopar

Feira: 14 a 17 de outubro, das 13h às 20h

Público: maiores de 18 anos ligados à indústria

Local: Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva – Caxias do Sul (RS)

Inscrições gratuitas para visitantes em geral: http://mercopar.com.br

  • indústria
  • Mercopar
  • Rio Grande do Sul
  • tecnologia