
A abertura da 18ª edição da Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Ficafé) e da 4ª Feira de Sabores da região, realizada nesta terça-feira (21), foi marcada pelo lançamento da marca coletiva territorial do Norte Pioneiro, com o slogan “Da nossa terra para o mundo”, e da Agência de Desenvolvimento do Norte Pioneiro. As feiras ocorrem entre os dias 21 e 23 de outubro no Centro de Eventos de Jacarezinho, e agrega 45 estandes de produtores rurais, empresas do agro e parceiros institucionais.
Durante o primeiro dia do evento, que recebeu 1098 pessoas, também foi realizada a entrega do Selo da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Rodada de Negócios com produtos orgânicos – realizada pelo IDR-PR, além do Encontro Regional de Turismo Rural, oficinas e palestras.

Durante os três dias de programação, os visitantes poderão assistir a conteúdos técnicos, por meio de palestras e workshops, cases de sucesso da região, além dos tradicionais leilões e concursos de cafés especiais. As inscrições são gratuitas e ainda podem ser realizadas no site oficial da Ficafé.
Entre as lideranças que estiveram na abertura: gerente da Regional Norte do Sebrae/PR , Rubens Negrão; o diretor financeiro da FAEP e presidente do Sicredi Norte Sul PR/SP, Paulo José Buso Júnior; o prefeito de Siqueira Campos e presidente da Amunorpi, Luiz Henrique Germano; o reitor da UENP, Fábio Antônio Néia Martini; o gerente executivo do Senac de Jacarezinho e Santo Antônio da Platina, Antenor de Matos Pinheiro; gerente regional da Adapar, Mário Ferri e o presidente do Sindicato Rural de Jacarezinho, Eduardo Quintanilha.
“A Ficafé e a Feira de Sabores são a vitrine de tudo de bom que existe no Norte Pioneiro. Fico muito feliz em ver tantos produtores da região participando do evento que mostra a qualidade dos nossos produtos. Isso fortalece o agro, fortalece as nossas riquezas do Norte Pioneiro”, ressalta o prefeito de Jacarezinho, Marcelo Palhares.

A Feira Sabores e a Ficafé vão além da exposição de produtos regionais. No Norte Pioneiro, os eventos se consolidaram como pontos de encontro entre empreendedores, poder público, produtores e instituições que trabalham, há anos, pelo fortalecimento econômico e social da região. Eles revelam histórias, tradições e o resultado de um esforço coletivo pelo desenvolvimento sustentável, com base na agricultura familiar e na valorização das origens locais.
“Os eventos se consolidaram como pontos de encontro entre empreendedores, poder público, produtores e instituições que trabalham, há anos, pelo fortalecimento econômico e social da região. Eles revelam histórias, tradições e o resultado de um esforço coletivo pelo desenvolvimento sustentável, com base na agricultura familiar e na valorização das origens locais”, pontua Odemir Capello, consultor do Sebrae/PR.
Lançamento da marca territorial
O lançamento da marca territorial do Norte Pioneiro tem o objetivo é contribuir com o aumento da percepção de valor e desejo por produtos e serviços regionais, desenvolver econômica e socialmente os municípios, gerando riqueza, retendo e atraindo talentos e melhorando a vida das pessoas.

A região é formada por 29 municípios e população aproximada de 380 mil habitantes. Entre os pontos fortes para a construção da marca estão a qualidade dos produtos diferenciados, o agronegócio inovador, a produção de orgânicos, os recursos e belezas naturais, a localização geográfica com características únicas de solo e clima, o potencial turístico a ser explorado – por meio do agroturismo, natureza e rota religiosa, a segurança e tranquilidade, o povo acolhedor.
Presente desde o início da criação da marca territorial, o engenheiro agrônomo e fiscal da Adapar no escritório de Jacarezinho, Aislan Macedo, ressalta o quanto a marca dá visibilidade à história do Norte Pioneiro e ao trabalho das últimas décadas de valorização do trabalho e produtos do pequeno produtor rural da região.
“A gente que já conhece, vive, respira e transpira o trabalho regional fica muito orgulhoso desse resultado da parceria com o Sebrae/PR e com o Instituto de Desenvolvimento Regional do Paraná (IDR-PR). A marca dá visibilidade e valorização de tudo o que o Norte Pioneiro representa”, afirma.
Cafés especiais

Jonas Aparecido da Silva, produtor e presidente da Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Acenpp), conta que o número de produtores participantes da 18ª Ficafé com Indicação Geográfica (IG) é o maior da história da feira.
“A procura está sendo muito grande com a rastreabilidade e transparência que a IG traz para a região norte-pioneira. Principalmente o nosso terroir [características únicas do café, como solo, clima, altitude e umidade, combinados com as técnicas de cultivo e processamento]. O nosso sabor do norte-pioneiro, que é essencial, que é espetacular.”, pontua Jonas.
Concurso de qualidade
Um concurso de qualidade iniciou a programação da 18ª edição da Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Ficafé), na fase pré-evento. A etapa de cupping do concurso foi realizada no último sábado (11) na Capricornio Coffes, em Ourinhos (SP), a 27 quilômetros de Jacarezinho, e contou com a participação de 28 amostras de café da região.
As amostras analisadas atingiram pontuação que variaram entre 85 e 91 pontos, considerado um patamar de atributos excepcionais de qualidade, acidez e doçura. Os resultados serão anunciados em 23 de outubro, último dia da Ficafé
Leilões
Realizados durante a Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná, os leilões têm o objetivo de conectar produtores e compradores. Durante os leilões são comercializados lotes de cafés especiais, incluindo os finalistas do concurso de qualidade.
No ano passado, um dos cafés vencedores daquela edição teve a saca arrematada por R$4 mil. O valor foi considerado um recorde para os grãos comercializados dentro da feira até o ano de 2024.
Expositores
Quarenta e cinco estandes de empresas e institucionais, incluindo Sebrae/PR e Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Acenpp), e 40 de produtos diferenciados do Agro do Norte Pioneiro integram o espaço de expositores da edição 2025 da Ficafé.
18ª Ficafé e 4ª Feira Sabores Norte Pioneiro
Realizadas juntas há quatro anos, as feiras funcionam como uma vitrine para a exposição de cafés especiais e de produtos do agronegócio com Indicação Geográfica (IG) e certificações de qualidade. Além de degustar bons cafés, os participantes poderão conhecer alimentos orgânicos, queijos, morango, goiaba, açúcar mascavo, mel, entre outros itens cultivados por pequenos produtores da região. Os eventos atraem produtores, estudantes, empresários, compradores e lideranças interessados em conhecer as principais inovações e tendências do agronegócio.
Os eventos são promovidos pelo Sebrae/PR, Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Acenpp), Prefeitura de Jacarezinho, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) e Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab).
A programação completa da 18ª Ficafé e a 4ª Feira Sabores – Norte Pioneiro do Paraná está disponível no site: https://www.ficafe.com.br/.
