ASN PR Atualização
Compartilhe

Educar é transformar: evento reúne
profissionais para inspirar a educação pública

Iniciativa reuniu mais de 150 professores, gestores e líderes educacionais de 20 municípios do Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina
Por ASN Paraná
ASN PR Atualização
Compartilhe

O Sebrae/PR, em conjunto com o Sistema Regional de Educação (SRE) e o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Francisco Beltrão, reuniu na quarta-feira, 22, no município, 150 participantes de 20 cidades do Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina para o evento “Movimento em Ação – O Desafio de Fazer Acontecer”. O evento teve como foco promover boas práticas educacionais nos ambientes públicos de ensino por meio da sensibilização e do conhecimento compartilhado.

Contando com a presença de secretários municipais de educação, coordenadores, diretores e professores de escolas públicas da região, o encontro ressaltou a importância da união em benefício do desenvolvimento da educação no Paraná e faz parte das ações do programa Cultura Empreendedora do Sebrae, que acontece em parceria com os municípios e com o propósito de incentivar o constante aprendizado.

Movimento em Ação recebeu profissionais da educaçao de 20 municípios do Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina. Foto: Divulgação.

Consultora do Sebrae/PR, Claudineia Cabral, explica que o evento faz parte do Programa Cultura Empreendedora, onde participamos do SRE e no planejamento de ações foi o momento de trabalhar com foco na gestão escolar, no desenvolvimento emocional e de liderança.

“Poder aprender as práticas que têm dado certo com outros municípios é uma forma de promovermos o aperfeiçoamento do processo educacional. Mas o Movimento em Ação vai além: é uma forma de impactarmos os alunos por meio da transformação dos professores e dos profissionais da área, levando conteúdo de qualidade, promovendo o pensamento crítico, a criatividade e o autoconhecimento. Isso é um pouco do propósito do nosso encontro”, afirma Claudineia.

Maria de Lourdes Bertani, a professora Lurdinha, coordenadora do SRE, destacou que o movimento refletiu em uma oportunidade para os profissionais trocarem experiências.

“Uma tarde de constantes aprendizados, de trocas de conhecimentos, que nos permite ampliarmos o nosso olhar em relação à educação, ouvir as pessoas e naturalmente evoluirmos enquanto profissionais. Me sinto muito feliz por receber tantas transformações no processo de ensino-aprendizagem. Saímos daqui melhores e mais preparados”, acrescenta a professora Lurdinha.

Professor Paulo Henrique Schwalm reforçou a importância do equilíbrio emocional.

Equilíbrio emocional, comunicação e liderança

O professor Paulo Henrique Schwalm foi o primeiro palestrante da tarde. Chefe do NRE, ele falou sobre a importância da inteligência emocional e compartilhou lições valiosas para os profissionais que vivenciam a educação no dia a dia.

“Desenvolver o equilíbrio emocional e mental é um passo importante para termos condições plenas de desenvolvermos os seres humanos que passam pelas nossas mãos, ou seja, as crianças, adolescentes e jovens. Isso de fato é um desafio para o professor em sala de aula, mas precisamos fomentar o autoconhecimento e o autocuidado para que eles sejam aliados nossos e fortaleçam o aspecto da aprendizagem no ambiente escolar”, comenta Paulo.

Em seguida, o psicólogo e palestrante, Marcos Meier, falou sobre o papel da comunicação como uma estratégia para que a educação socioemocional seja bem realizada, como lidar com as emoções, trabalhá-las e ter um ambiente saudável emocionalmente e nas relações.

“Um dos pontos relevantes foi poder repassar aos professores a forma correta de dar uma bronca sem que o aluno fique revoltado, ficando inclusive agradecido. Como elogiar do jeito certo, pois tem professor que elogia e acaba criando uma exclusão do aluno pelo restante da turma. Como falar com clareza sem magoar, sem aumentar conflitos. Então, essas são algumas técnicas da psicologia, da educação socioemocional, compartilhadas”, destaca Marcos.

O professor falou também sobre a importância da assertividade, de atacar o problema sem atacar a pessoa. “Por exemplo, você pode questionar um aluno por que ele chegou atrasado três vezes em uma semana. Agora, você não pode atacar a pessoa e chamá-la de preguiçosa, por exemplo. Muitas pessoas não sabem lidar com essa diferença e acabam impactando-as emocionalmente em sala de aula”, conclui o palestrante.

O psicólogo e palestrante, Marcos Meier, falou sobre o papel da comunicação como uma estratégia para que a educação socioemocional.

Aperfeiçoamento

Evandro Vargas, secretário de Educação de Dionísio Cerqueira (SC), ressalta que participar do encontro é uma forma de conhecer novas experiências e contribuir com o aperfeiçoamento da educação regional.

“Fazer parte deste ciclo de educação é muito importante para nós, pois temos um fluxo intenso de alunos em nossa região de fronteira. Participarmos deste momento é engrandecer ainda mais a educação em nosso município, não apenas como ferramenta de construção profissional, mas especialmente como caminho para a construção de cidadãos cada vez melhores”, pondera Evandro.

Carla Simone Rodrigues da Silva, diretora dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Francisco Beltrão, salienta que os debates são mais importantes pelo momento vivido.

“Vivemos uma realidade ímpar na educação por conta das novas tecnologias. Essa superagitação, hiperatividade das crianças, demanda muito esforço dos professores. Fortalecer a questão emocional deles é possibilitar um olhar mais acolhedor para as crianças, como lidar com as diferenças e com as demandas que temos hoje. Momento riquíssimo e quem ganha são os alunos lá na ponta”, enaltece a professora.

Municípios

O evento contou com a participação de representantes dos municípios de: Francisco Beltrão, Chopinzinho, Enéas Marques, Pinhal de São Bento, Itapejara D’Oeste, Manfrinópolis, Ampére, Barracão, Pérola D’ Oeste, Santo Antônio do Oeste, Pato Branco, Clevelândia, Bom Sucesso do Sul, Coronel Domingos Soares, Marmeleiro, Santa Izabel Do Oeste, Coronel Vivida e Renascença, no Paraná. Estiveram presentes também representantes de São Lourenço D’Oeste e Dionísio Cerqueira, em Santa Catarina.

  • educação
  • educação empreendedora
  • Francisco Beltrão
  • Movimento em Ação