A primeira edição da Feira Liquida Rio Negro – Mulheres que Empreendem, realizada no último sábado (8), reuniu 26 expositoras com produtos e serviços. Com foco no empreendedorismo feminino no município, a feira foi organizada pelo Departamento da Mulher de Rio Negro, em parceria com a prefeitura de Rio Negro, Sala do Empreendedor da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio e o Sebrae/PR. No local, estavam expostas roupas, acessórios, itens de beleza, artesanato, móveis, produtos coloniais locais e demais serviços, todos com condições especiais.

A ação fortaleceu negócios liderados por mulheres e ampliou a visibilidade para produtos locais. A consultora do Sebrae/PR, Fernanda Andressa Filipak Dantas, ressaltou o papel do Sebrae/PR ao oferecer capacitação, apoio técnico e colaborar com ações que conectam mulheres a novas oportunidades de mercado. Para ela, a iniciativa reforça o compromisso da instituição com o desenvolvimento do empreendedorismo feminino.
“Iniciativas como essa são fundamentais para dar visibilidade ao talento e à força da mulher nos negócios. É um passo importante para a autonomia econômica dessas empreendedoras e para a construção de negócios mais sustentáveis”, destacou Fernanda.

Protagonismo e resultados
O evento também estimulou conexões, fortaleceu relações comunitárias e abriu espaço para trocas entre empresárias locais. Para Amanda de Lorena Hartinger, proprietária da Lorena Store, a experiência foi marcante e iniciativas voltadas exclusivamente às mulheres fazem diferença na autoestima e na valorização profissional das empreendedoras.
“O evento foi maravilhoso e trouxe resultados inesperados. Conseguimos divulgar a loja, os produtos e explicar aos clientes onde nos encontrar. Como mulher e empresária, foi algo que eu realmente gostaria de viver mais vezes”, relatou Amanda.
Essa percepção também foi compartilhada por Viviane Torres Pereira da Silva, proprietária da Viviane Presentes. Viviane ainda pontuou que conciliar a rotina empresarial com a vida pessoal, especialmente para mães empreendedoras, é um desafio diário e que eventos dessa natureza contribuem para reconhecimento e fortalecimento das mulheres.
“Foi maravilhoso, tive uma oportunidade incrível para divulgar meu trabalho e trocar experiências com outras empreendedoras. O público foi muito receptivo e a organização estava excelente”, disse Viviane.

Quebrando ciclos e fortalecendo a comunidade
A primeira-dama de Rio Negro, Poliana Ribeiro von Linsingen, destacou o desempenho da ação.
“O evento foi melhor do que todos nós imaginávamos. Tivemos uma boa participação da população e as mulheres empreendedoras se empenharam muito, ofertando produtos de qualidade e serviços variados”, comemorou Poliana, reforçando ainda que iniciativas como esta impactam não apenas a economia local, mas promovem autonomia, fortalecem famílias e podem contribuir para a quebra de ciclos de violência contra a mulher.
Futuro promissor
O sucesso da primeira edição da feira reforça o potencial de iniciativas que unem poder público, instituições de apoio e mulheres empreendedoras. O Sebrae/PR permanece comprometido com ações que incentivem o protagonismo feminino, impulsionem negócios locais e ampliem o acesso a capacitações, redes e oportunidades que fortalecem o empreendedorismo em pequenas e grandes cidades.
