ASN PR Atualização
Compartilhe

Paranaenses devem priorizar poupança e pagamento de dívidas com o 13º salário

Sondagem da Fecomércio PR e Sebrae/PR mostra que a forma de usar o dinheiro extra mudou pouco em relação ao ano anterior
Por Redação
ASN PR Atualização
Compartilhe

Às vésperas do pagamento da primeira parcela do 13º salário, que deve ser creditada nesta sexta-feira (28/11), sondagem da Fecomércio PR e do Sebrae/PR sobre o tema mostra como os trabalhadores paranaenses pretendem utilizar esse recurso extra.

De acordo com o levantamento, 40,6% dos empregados com carteira assinada no estado planejam aplicar ou investir o montante, percentual ligeiramente superior aos 39,4% observados em 2024, mantendo essa opção como o principal destino do valor.

Crédito: divulgação.

O uso do dinheiro para quitar compromissos financeiros aparece em 27,3% das respostas, ante 26,8% no ano passado. Em seguida vem o interesse por viagens e turismo, mencionado por 19,2% dos entrevistados, proporção maior que os 17,7% registrados anteriormente.

O pagamento de impostos e taxas foi indicado por 15,7% dos participantes, acima dos 14,4% de 2024. Já a aquisição de presentes será a escolha de 14% dos respondentes, praticamente o mesmo nível dos 14,2% do ano anterior. Construção ou reforma do imóvel aparece em 1,6% das intenções, ligeiro avanço sobre os 1,3% registrados anteriormente.

Os dados indicam um comportamento financeiro mais cauteloso entre os trabalhadores formais do estado, que têm priorizado escolhas voltadas à organização do orçamento e à proteção da renda, conforme avalia o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt.

“Demonstrando uma preocupação maior com a saúde de suas finanças, os paranaenses utilizarão o 13º salário principalmente para a reserva financeira, investimentos e pagamento de dívidas. Esse comportamento responsável com relação ao orçamento individual e familiar se reflete nos baixos níveis de inadimplência do Paraná, um dos menores do país”, afirma.

A coordenadora de Comércio e Serviços do Sebrae/PR, Suelen Pedroso, destaca que empreendedores precisam se antecipar, se preparar de forma adequada.

“Essas escolhas refletem as prioridades e os desejos dos trabalhadores do Paraná e indicam oportunidades para que os pequenos negócios se organizem diante de um período de maior movimento no consumo. Em um momento em que investimentos, reservas e pagamentos de dívidas estão entre as prioridades, é fundamental atenção aos perfis dos clientes e às formas de alcançá-los, seja presencialmente ou no ambiente digital, criando uma experiência bem estruturada”, comenta.

Diferenças por gênero

A formação de uma reserva financeira segue como principal destino do 13º salário entre os paranaenses, com maior intensidade entre os homens, que somam 44,4% das respostas, frente aos 36,7% registrados pelas mulheres.

A quitação de dívidas, por sua vez, é mais frequente entre elas: 29,3% das trabalhadoras declaram essa intenção, ante 25,1% do público masculino.

O planejamento de viagens aparece de forma semelhante entre os gêneros, com 19% das mulheres e 19,4% dos homens.

Já a compra de presentes tem leve predominância entre eles, alcançando 14,6%, enquanto entre as mulheres chega a 13,3%.

Análise regional

A preferência por poupar ou investir aparece em todas as regiões, com destaque para Curitiba (53,6%), seguida pelas regiões Leste (44,1%) e Noroeste (43%).

A reorganização financeira também aparece como uma preocupação relevante, sobretudo no Norte (30,4%), no Oeste (28,7%) e no Leste (28%), onde a quitação de dívidas reúne os maiores percentuais.

O interesse por viagens e turismo ganha força em diferentes partes do estado, principalmente na região Central (27,6%), além de apresentar participação significativa no Oeste (21,3%), no Norte (20,7%) e no Leste (18,3%). Nessas áreas, o lazer e o consumo de experiências despontam como uma forma importante de utilização do 13º salário.

O pagamento de impostos e taxas figura como quarta opção, principalmente entre os trabalhadores do Oeste (20,2%) e do Norte (18,5%).

Confira a pesquisa completa aqui.

* Com Assessoria de Imprensa da Fecomércio PR

  • 13º salário
  • Expectativa
  • fecomércio
  • sondagem