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Projeto Consultoria Solidária encerra 2025 com 77 atendimentos gratuitos a pequenos empreendedores

Ação desenvolvida por acadêmicos tem objetivo de auxiliar no desenvolvimento de negócios de maneira sustentável
Por Redação
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A quarta edição do projeto Consultoria Solidária, da FAE Centro Universitário, em parceria com Sebrae/PR e Fecomércio PR, foi encerrada esta semana com 77 atendimentos gratuitos a micro e pequenas empresas de Curitiba e região metropolitana. Na fase, que aconteceu no segundo semestre de 2025, foram envolvidos 379 alunos da instituição, dos cursos de Administração, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos e Gestão Financeira.

Os resultados da quarta fase foram apresentados na FAE, em 4 de dezembro. As consultorias são realizadas nas mais diversas áreas das empresas, atendendo a desafios que enfrentam no dia a dia, como concorrência, falta de clientes, dificuldades financeiras e crises econômicas. O projeto prevê algumas etapas.

Encontro celebrou os resultados do projeto. Fotos: Inove.

A primeira é a inscrição das empresas. Elas passam por uma triagem, avaliação de perfil e, depois, estudantes e professores iniciam os trabalhos, juntamente com equipe técnica do Sebrae/PR e Fecomércio PR. Nessa fase, ocorrem o planejamento das ações, a realização do diagnóstico dos problemas da empresa e, por fim, a busca de soluções.

Os trabalhos aliam benefícios tanto para estudantes como empreendedores: os alunos têm a oportunidade de experimentar na prática o que aprendem na teoria com as consultorias gratuitas, e os empresários melhoram seus negócios com as dicas dos acadêmicos, que são supervisionados pelos professores e recebem orientação.

De acordo com o professor da FAE e gestor operacional da Consultoria Solidária, Valter Pereira Francisco Filho, o projeto vem trazendo impactos positivos – tanto para empresas como para os estudantes – e está ficando cada vez mais significativo, não só devido ao aumento do número de participantes, de alunos, cursos e empresários, como também por conta do amadurecimento dos acadêmicos.

“Conseguimos observar agora, nesta fase, um amadurecimento ainda maior dos nossos alunos e um aproveitamento do suporte dos consultores do Sebrae e Fecomércio PR, que são muito experientes e trazem isso para os estudantes que, consequentemente, levam o conhecimento às empresas”, avalia o professor.

Segundo Valter, o projeto é de relevância social.

“O Consultoria Solidária traz uma proposta de valor para as organizações e, consequentemente, para a sociedade. Temos no meio acadêmico uma grande capacidade para desenvolver as soluções de que os empreendedores precisam”, afirma.

Equipes das instituições parceiras com o prêmio Sinepe.
Crescimento

Desde o início do projeto, as consultorias cresceram: na primeira edição, envolveram 50 estudantes do curso de Administração com 15 empresas atendidas; na segunda, houve um salto: 417 alunos de nove cursos de graduação prestaram consultorias para 85 empresas. Já na terceira edição (2024), foram 500 alunos envolvidos (entre graduação e pós-graduação) na orientação de 105 empresas.

O pró-reitor acadêmico da FAE Centro Universitário, Everton Drohomeretski, ressalta que o projeto começou como uma semente e que hoje é uma grande árvore sustentável. Ele afirma que a ideia tem sido muito bem-sucedida devido à soma de necessidades de todos os lados: o pequeno empresário, com suas dores e angústias enfrentadas no cotidiano; o estudante, que tem potencial para encontrar soluções e, com isso, aprender ainda mais; e o Sebrae/PR e a Fecomércio PR, que auxiliam nas consultorias.

“Somando tudo isso, qualquer coisa que você faça gera grandeza”, completa Everton.

O crescimento do Consultoria Solidária mostra que o projeto está mais flexível e pronto para atender aos desafios e à concorrência: tudo isso é fruto da resiliência de alunos, professores e consultores.

“Agora, o projeto já se sustenta, está de pé e continua cada vez mais sustentável, independentemente das oscilações que possam ocorrer”, ressalta o pró-reitor.

O coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio/PR, Rodrigo Schmidt, lembrou que nesses quatro anos o projeto Consultoria Solidária se fortaleceu e se consolidou, trazendo reflexos positivos para os estudantes da FAE e impactos ainda mais duradouros e importantes para as empresas participantes.

“Estamos fazendo a diferença na vida dessas pessoas. Ajudando os alunos a vivenciarem a prática da dinâmica empresarial e a serem consultores; trazendo sustentabilidade para os negócios dos empresários e fortalecendo a nossa região”, avalia Schmidt.

O consultor do Sebrae/PR, João Luis de Moura, destaca que a Consultoria Solidária é uma forma de evidenciar a disponibilização de conhecimento em temáticas como a da gestão, tornando os pequenos negócios ainda mais competitivos.

“É uma iniciativa que possibilita levar apoio para um grupo maior de pequenos empreendedores, além de ampliar os horizontes e as oportunidades de mercado dos acadêmicos. É uma relação que traz benefícios para todos”, afirma.

Enxergando novos caminhos

O empreendedor Charles Taborda Ribeiro, à frente do GoWavy Cachos, participou da edição 2025 do projeto em busca de direcionamento profissional e estratégias de marketing. Ele conheceu a iniciativa após visitar a instituição de ensino ao lado de sua filha, que buscava informações sobre cursos de graduação. Após o contato, foi convidado a integrar o projeto.

Durante o processo, Charles recebeu os estudantes para uma imersão no funcionamento do empreendimento. O grupo conduziu um diagnóstico detalhado, organizou um briefing e elaborou recomendações que incluíram projeções de crescimento, adequações estratégicas e um plano de conteúdos voltado à expansão da marca.

“Os alunos foram muito atentos desde a primeira reunião e trouxeram uma estruturação profissional que me ajudou a enxergar caminhos para escalar o negócio, tanto no salão como na marca GoWavy Cachos”, afirma.

Empreendedor Charles recebeu acadêmicos no projeto. Foto: divulgação.

Em atividade desde 2012, o negócio se tornou um espaço especializado em curvaturas naturais e como centro de formação para profissionais interessados na técnica de corte e cuidado para cabelos cacheados. Além dos atendimentos, o salão comercializa produtos próprios voltados ao cuidado diário e à valorização das curvaturas naturais.

“A participação permitiu analisar de forma mais estruturada o posicionamento do salão e da marca de produtos desenvolvida para cabelos cacheados. A experiência me auxiliou a consolidar a gestão e qualificar a comunicação da minha marca”, finaliza Charles.

Prêmio Sinepe

Com o Projeto Consultoria Solidária, a FAE ficou em 2.º lugar no Prêmio Sinepe-PR (Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Paraná) – Práticas Inovadoras em Educação – 2025, na categoria Educação Profissional. O objetivo do prêmio é homenagear iniciativas aplicadas em sala de aula que já demonstram impacto real nas escolas do Paraná.

A premiação avaliou mais de cem projetos inscritos em sete categorias. Posteriormente, as práticas foram selecionadas por nove jurados após edital que exigia comprovação de resultados. O Sinepe destacou práticas que saem do discurso teórico, influenciando de forma direta o cotidiano de estudantes, professores e famílias.

Os projetos vencedores abordaram temas variados, desde programas de pesquisa científica até ações voltadas à sustentabilidade e participação das famílias. Ao analisar as propostas enviadas, os jurados consideraram critérios como clareza metodológica, evidências de impacto e possibilidade de replicação.

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