
Nos dias 12 e 25 de fevereiro, em Barracão e Pato Branco respectivamente, no sudoeste do Paraná, recebem dois eventos gratuitos sobre as principais tendências do varejo mundial. O evento “Pós-NRF 2026″ apresentará o que de mais novo há no setor conforme a feira NRF Retail’s Big Show, considerada a maior do mundo, realizada em Nova York.
Em Barracão, o Pós-NRF será realizado no auditório da Prefeitura Municipal de Dionísio Cerqueira (SC), na Rua Santos Dumont, 413. Já em Pato Branco, o evento acontece na Regional do Sebrae/PR, na Av. Tupy, 333, bairro Bortot. As inscrições serão gratuitas e devem ser feitas pelo link: https://sebraepr.com.br/lp/pos-nrf/
O evento acontece em uma parceria entre o Sebrae/PR, a Fecomércio PR, Senac, Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Pato Branco e Região (Sindicomércio), Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB), Núcleo do Comércio de Pato Branco (NUCOM), Associação Empresarial da Fronteira (Ascoagrin), Câmara dos Dirigentes Lojistas de Pato Branco (CDL) e Comitê La Frontera.
O Pós-NRF, terá ainda outras edições em diversas regiões do Paraná. Durante os encontros no sudoeste do Paraná, uma palestra e um painel serão conduzidos pelo consultor do Sebrae/PR, Maurício Reck e pela coordenadora de Comércio e Serviços do Sebrae/PR, Suelen Pedroso. Eles abordaram temáticas voltadas à inovação, varejo, tendências e o futuro do comércio.
“A proposta é apresentar as principais tendências às micro e pequenas empresas, levando novidades aos empreendedores e mostrando como elas estão mudando o varejo no mundo. Será um momento especial para troca de conhecimento, conexões e networking”, comenta Angelo Neto, consultor do Sebrae/PR.

Ao final do evento, os participantes receberão o Guia de Tendências que traz informações com os oito pontos principais: transformações agêntica, a evolução da jornada de compra, automatizando a operação, varejo seguro e confiável, protagonismo humano, capital relacional, despertar sensorial e logística reversa.
Rodrigo Schmidt, coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, destaca que a NRF é tão relevante para o setor, que participar do Pós-NRF é crucial para o empreendedor acessar, localmente, as principais tendências e inovações globais do varejo.
“O evento também fomenta conexões entre os empreendedores locais, fortalecendo o ambiente de negócios da região. O NRF se tornou referência mundial por sua história centenária e por reunir as maiores lideranças e tecnologias do setor. Ao estar atento a essas tendências, o varejista ganha ao antecipar mudanças no consumo e implementar soluções inovadoras”, reforça Rodrigo.
Missão Técnica
Durante o mês de janeiro deste ano, uma comitiva de empresários foi a Nova Iorque, nos Estados Unidos, participar da NRF Retail’s Big Show e conhecer na prática as principais tendências. Os empreendedores visitaram a Feira e puderam acompanhar mais de perto o que o varejo promete para os próximos anos.
A empresária Talita Casagrande, sócia-proprietária da Vinoterra, de Barracão, integrou em janeiro a Missão Técnica internacional realizada pelo Sebrae/PR em parceria com a Fecomércio/PR. Ela destaca que a viagem ampliou o olhar sobre o varejo, inovação e, principalmente, sobre pessoas.
“Entendi que crescimento não é apenas sobre vender mais, é criar experiências reais, cultura forte e times protagonistas. Retornei com a certeza de que o futuro do negócio passa por dados, propósito e execução simples. Este será um evento que conectará a teoria com a prática, inspirará decisões corajosas e vai acelerar a visão de longo prazo”, avalia Talita.

O empreendedor de Realeza, também no sudoeste do Estado, Ricardo Mantelli, da BavartCor Tintas, pontua que a oportunidade de visitar a feira foi transformadora.
“O Ricardo que voltou é totalmente diferente daquele que foi. Além da oportunidade de visualizar as tendências do varejo para os próximos anos, as visitas técnicas dentro de várias empresas em Nova Iorque permitiram a gente ter outra visão sobre os nossos negócios. E isso é imensurável. Se posso dar um conselho, é para aqueles que tiverem a oportunidade de conhecer que aproveitem”, conclui o empresário.
-
-
