Organizar esforços e garantir a perenidade do projeto. Com esses dois principais objetivos, representantes de diferentes instituições de ciência, tecnologia e inovação estão somando esforços para elaborar o planejamento estratégico do Vale do Genoma, ecossistema de inovação localizado em Guarapuava, para os próximos três anos.
A estruturação do planejamento, que conta com a metodologia aplicada pelo Sebrae/PR, foi iniciada com dois dias de encontros presenciais e deverá seguir ao longo de todo o mês de fevereiro. Objetivo é a produção de um documento prático, que norteará as ações do Vale do Genoma. A conclusão do documento está prevista para o mês de março.

O consultor do Sebrae/PR, Heverson Morigi Miloch, detalha que o planejamento está sendo feito de maneira colaborativa, com a participação de 14 instituições que fazem parte do Vale do Genoma.
“Estamos no momento de reunir e organizar tudo o que o grupo produziu de informações, durante os encontros presenciais realizados nos dias 5 e 6 de fevereiro. Ao final, com a elaboração do documento em formato de e-book, todos poderão ter uma visão clara ações que serão executadas, de que forma, em qual prazo e os respectivos responsáveis”, ressalta o consultor.
Para Miloch, o principal destaque desta iniciativa é o planejamento estratégico, que se consolida como um marco estruturante do projeto Vale do Genoma Paraná.
“O planejamento promove a integração entre as diversas instituições participantes, alinhando as contribuições e responsabilidades de cada uma em prol do programa, com o Sebrae exercendo o papel de articulador e condutor do processo de planejamento”, especifica o consultor.
Todo o trabalho de estruturação do planejamento contou com a metodologia aplicada pelo Sebrae/PR e abrange a definição conjunta de fundamentos estratégicos, diagnóstico da governança, visão de futuro, metas, ações prioritárias e indicadores de desempenho, tomando como base os resultados já alcançados desde 2021, quando o Vale do Genoma foi implementado.

Integração
No total, 14 instituições contam com representantes no Conselho Executivo do Vale do Genoma. O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), é uma delas. A Seti participa dos conselhos e das câmaras temáticas do ecossistema, com atuação focada em pesquisa genômica e inteligência artificial, nas áreas do agronegócio e da saúde.
Durante o encontro presencial, que deu início ao planejamento, o diretor de Ciência e Tecnologia da Seti, Marcos Aurélio Pelegrina, ressaltou a importância do trabalho para a consolidação do ecossistema.
“Esse planejamento define prioridades claras, direciona recursos de forma eficiente e integra as instituições de ciência em uma agenda comum de pesquisa em genômica”, afirma.
O consultor do Sebrae/PR, Heverson Morigi Miloch, aponta para o papel da instituição em ações integradas que visam planejar a estruturação de um projeto tão importante quanto o Vale do Genoma.
“Estamos desenvolvendo um trabalho com metodologia e responsabilidade, que terá acompanhamento permanente, inclusive do Sebrae/PR. Ter uma visão clara dos objetivos para os próximos três anos, permitirá que todos envolvidos ajudem a tornar o Paraná como referência nacional na área genômica”, conclui Heverson.
-
Confira as instituições com representantes no Conselho Executivo do Vale do Genoma:
- Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti)
- Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Paraná (Assespro-PR)
- Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE)
- Cilla Tech Park
- Fundação Araucária
- Instituto Carlos Chagas (ICC) Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Paraná
- Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP)
- Instituto de Pesquisa Genômica (Ipec)
- Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar)
- Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR)
- Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Santa Catarina
- Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)
- Universidade Federal do Paraná (UFPR)
- Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
