ASN PR Atualização
Compartilhe

Sebrae apresenta vertical Smart City durante a Casacor Paraná

Objetivo é oportunizar o acesso a micro e pequenos empresários para o grande mercado de cidades inteligentes
Por ASN Paraná
ASN PR Atualização
Compartilhe

Objetivo é oportunizar o acesso a micro e pequenos empresários para o grande mercado de cidades inteligentes

Aconteceu nesta quinta-feira (28), em Curitiba, o lançamento da nova Vertical Smart City Sebrae. Realizado na Casacor Paraná, o evento foi uma oportunidade para pequenos empresários e lideranças, debaterem cenários tecnológicos futuros e o potencial de mercado voltado para as cidades inteligentes.

A programação contou com workshop sobre tendências e cenários tecnológicos para as cidades inteligentes, visita guiada à mostra de arquitetura, e um espaço de networking entre empresários e líderes setoriais. Além dos empresários e lideranças, participaram do evento o diretor de Operações do Sebrae Paraná, Júlio Cezar Agostini, o gerente da regional Curitiba do Sebrae Paraná, Joailson Agostinho e Rodolpho Zannin Feijó, da Arin (Assessoria de Relações Internacionais), do gabinete do prefeito de Curitiba, Rafael Greca.

A consultora do Sebrae Paraná, Adriana Kalinowski, explica que a Vertical Smart City é um novo projeto que o Sebrae implanta para desenvolver novas soluções e oportunidades para que pequenas empresas sejam inseridas neste contexto, com soluções voltadas para a temática de cidades inteligentes.

“A proposta tem o foco principal em estimular e preparar as MPE para o grande mercado que existe de Smart City no Paraná e no Brasil”, acrescentou.

A vertical funcionará como uma espécie de hub de inovação, envolvendo setores privado e público, em busca de soluções para os desafios sustentáveis, econômicos, sociais e tecnológicos de municípios. A iniciativa terá uma linha de atuação alinhada as tendências e cenários mundiais, utilizando a metodologia Foresight.

De acordo com o especialista Paulo Volker, a iniciativa aproveita a ligação entre as inteligências e as cidades, deixando claro que as próprias cidades são uma tecnologia desenvolvida por humanos.

O palestrante Paulo Voker afirma que as próprias cidades são uma tecnologia desenvolvida por humanos. Foto: Inove Fotografia

“As cidades sempre foram a forma mais inteligente de agregar várias capacidades humanas para garantir a perenidade da espécie. Entretanto, como toda tecnologia, as cidades precisam de renovações constantes”, ilustrou.

Segundo ele, uma dessas renovações constantes é, justamente, a conexão entre os micro e pequenos negócios.

“Em todas as 10.000 cidades identificadas pela “World Urbanization Prospects” da ONU, mais de 70% dos negócios são de micro e pequenas empresas. Elas devem funcionar como neurônios em um cérebro, porque são elas que estabelecem as conexões cotidianas mais próximas dos cidadãos”, acrescentou Paulo.

Para Beto Marcelino, sócio fundador e diretor de relações governamentais do iCities, o Sebrae traduz e simplifica o mercado de cidades inteligentes e oportuniza os donos de micro e pequenos negócios conhecer e acessar o mercado de várias formas.

“É estratégico estimular o mercado que vem crescendo e dando oportunidade para pequenas e médias empresas, através de suas ideias, produtos e soluções, serem inseridas no contexto de cidades inteligentes. O Brasil, hoje, tem a oportunidade de validar e difundir esse mercado, através do Sebrae, iniciando por Curitiba, que já tem essa vocação de cidade tecnológica e sustentável”, discorre o empresário.

Para Guilherme Zuchetti, assessor de relações internacionais da Prefeitura de Curitiba, e ponto focal de Curitiba na Rede de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o evento foi uma oportunidade para debater as potencialidades da região, com relação às cidades inteligentes, e ajudar pessoas que estão buscando novos nichos de mercado a desenvolverem produtos competitivos e alavancar os negócios.

“É uma grande alegria para a prefeitura de Curitiba ter parceiros como o Sebrae que estão sempre buscando novas oportunidades para nossas empresas e para tornar Curitiba um ecossistema, uma cidade, cada vez mais voltada à inovação à tecnologia e à melhoria da qualidade de vida tanto das pessoas que moram aqui, quanto aquelas que chegam para nos visitar”, completou.

  • Casacor Paraná
  • cidades inteligentes
  • networking
  • smart city