Iniciativa, que tem a parceria do Sebrae Paraná, visa incentivar a participação de empresas locais em licitações
Neste mês, os empreendedores de Planalto, no sudoeste do Paraná, passaram a contar com o Escritório de Compras Públicas (ECP). O objetivo é fomentar a participação de microempreendedores individuais (MEI) e das micro e pequenas empresas nas licitações municipais. A iniciativa é fruto de parceria entre a Prefeitura Municipal, o Sebrae Paraná e a Associação Empresarial de Planalto (Acep).
Para o prefeito de Planalto, Luiz Carlos Boni, o Escritório é mais uma oportunidade de negócios para os empresários.
“É mais uma ferramenta para auxiliar o empresário na parte de vendas para os órgãos públicos, dando a eles a oportunidade de participarem das licitações da Prefeitura, fazendo com que o dinheiro circule em nossa cidade”, afirmou.
O consultor do Sebrae Paraná, Francisco Wildes Rezende, antecipa a intenção de capacitar os empresários para este novo momento.
“O Escritório será um elo de formação e capacitação destes negócios, contribuindo assim para que o dinheiro circule na economia local, gere empregos e renda, ao mesmo tempo em que ajude a promover o crescimento dessas empresas”, destacou.
Para a responsável pelo Escritório de Compras Públicas, Fernanda Scherer Marzeck, a colaboração com os empreendedores vem para contribuir com o desenvolvimento local.
“A Prefeitura ganha porque passa a contar com a possibilidade de ter novos fornecedores. Já os empresários ganham com a oportunidade de concorrerem a processos licitatórios que anteriormente não participavam. A ideia surgiu lá atrás, com uma apresentação do Sebrae e com a iniciativa do Comitê Gestor Municipal”, enfatizou.
A inauguração do ECP aconteceu no dia 12 de agosto, com a presença de autoridades, empresários e convidados. O Escritório está localizado na avenida Rio Grande do Sul, nº 1438, Centro, junto à Secretaria de Indústria e Comércio, funcionando das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.
Parcerias
O Escritório de Compras Públicas tem a parceria da Fecomércio PR, Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná (Fopeme), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Fampepar), Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE/PR), Escola de Gestão do Paraná (EGP), Observatório Social do Brasil e Portal de Compras Públicas.
-