Durante os dez dias da ExpoLondrina 2023, o Sebrae/PR atendeu cerca de 190 microempreendedores individuais (MEI), microempresas, empresas de pequeno porte e startups que participaram como expositores da feira, além de promover aproximadamente 5 mil atendimentos – individuais, por meio de consultorias e orientações, e em ações coletivas, dentro da agenda de eventos no Pavilhão Sebrae Smart Agro.
A florista e coordenadora do Caminhos do Limoeiro, Deise Lima e Silva, participou como expositora da feira pela primeira vez em 2023 e está entre as empresárias atendidas.
“O Sebrae me atendeu muito bem, teve a iniciativa de chegar até os produtores e entender as necessidades primárias que, para nós, é que os órgãos e instituições trabalhem conosco, nos fortalecendo, instruindo, dando visibilidade e direcionando o escoamento da produção de flores”, afirma.
A proprietária de um empório de massas, Gesiane de Matos Lavado Martins, também expôs seus produtos pela primeira vez na feira e participou de um evento voltado para mulheres. Para ela, foi muito interessante ouvir as histórias de outras empresárias e compartilhar experiências.
“Por enquanto, trabalhamos só com delivery, mas fizemos a locação de um espaço físico e o Sebrae poderá nos orientar sobre a visibilidade do ponto e com consultorias financeiras”, comenta.
O consultor do Sebrae/PR, Lucas Ferreira, afirma que as cerca de 190 micro e pequenas empresas e startups expositoras foram atendidas individualmente.
“Além de fazer contato com cada uma, distribuímos materiais com as nossas soluções e promovemos uma série de conteúdos, como orientações, palestras e cursos com diversos parceiros”, cita.
De acordo com Ferreira, os atendimentos foram direcionados para empreendedores que buscam o apoio do Sebrae/PR para se estruturar nas atividades de gestão, processos, finanças e inovação para alcançar novos mercados e crescer.