O Bioma de Inovação de Maringá tem pódio garantido no Prêmio Nacional da Inovação (PNI), pois está entre os três finalistas na categoria Ecossistemas de Inovação de Médio Porte. A classificação final será revelada no dia 26 de setembro, durante o décimo Congresso Internacional de Inovação da Indústria, evento do qual participará uma comitiva de Maringá representando o setor.
O objetivo da premiação é incentivar e reconhecer esforços de inovação e de gestão da inovação nos ecossistemas de inovação brasileiros, bem como em empresas e indústrias que também concorrem ao reconhecimento.
Segundo o consultor do Sebrae/PR, Marcos Aurélio Gonçalves, o avanço até a final reflete a cultura de cooperação que faz parte da história de Maringá. O bioma de inovação é formado por diversos atores dos campos privado e público, como instituições de ensino, aceleradora, incubadora, associações, Poder Público, ambientes de inovação e empresas.
“Estamos colhendo os resultados desse trabalho em conjunto, feito em prol da pauta da inovação em Maringá. Além de ações que impactam diretamente a inovação dentro de empresas e instituições e que fomentam iniciativas inovadoras, chegar à final do prêmio evidencia que nossas governanças setoriais têm conseguido influenciar o desenvolvimento econômico da cidade e região”, diz o consultor.
O PNI é realizado pelo Sebrae e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Essa é a segunda edição do Prêmio que inclui ecossistemas de inovação.
“A integração entre as universidades, o setor econômico, os ambientes de inovação, a sociedade civil e o governo é um processo em que todos ganham. Ganhamos em desenvolvimento para todos, o que é reconhecido com nosso avanço na premiação”, comenta a assessora de Inovação, coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica e coordenadora da Agência de desenvolvimento Regional Sustentável em Inovação da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Keila de Souza Silva.
Para a diretora do Centro de Inovação de Maringá (CIM), Edmila Denig, a inovação é pensar no futuro, no bem-estar e melhoria da vida das pessoas, em otimizar recursos e melhorar o ambiente como um todo.
“Estar na final do prêmio significa que estamos no caminho certo. Que nosso esforço coletivo e que a união do nosso ecossistema de inovação está valendo a pena. Principalmente, isso que nos dá força para continuar”, declara Edmila.
Feira do Empreendedor 2023
Promovida pelo Sebrae/PR, de 14 a 17 de setembro, em Curitiba, a Feira do Empreendedor será gratuita e voltada para quem deseja empreender, possui um negócio ou está em busca de networking e informações sobre o mercado, com orientações e consultorias de especialistas. O evento terá expositores de segmentos como franquias, máquinas e equipamentos, serviços e soluções digitais. A Feira apresentará lojas conceito de moda, cafeteria, petshop e salão de beleza, palestras, rodadas de negócios, além de espaços de experiência e games, com foco em negócios e empreendedorismo. Mais informações e inscrições pelo site www.sebraepr.com.br/feiradoempreendedor.