ASN PR Atualização
Compartilhe

Ciência, tecnologia e inovação tiveram ampla programação no Empreende Week, nesta quinta-feira

Programação foi de painel sobre geopolítica da inovação a exposição de startups
Por ASN Paraná
ASN PR Atualização
Compartilhe
Painel com o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Separtec), José Maurino. Foto: Neri9

Nesta quinta-feira (5), o Empreende Week, realizado em Campo Mourão, teve a maior parte das atividades voltada a temas específicos dentro das áreas de ciência, tecnologia e inovação, incluindo visitação à exposição de startups, da qual participam 33 negócios até sexta-feira (6).

A programação incluiu, por exemplo, o lançamento do “Boletim da inovação”; apresentação das ações do Governo do Paraná para startups e ambientes de inovação; painel sobre a Lei Geral da Proteção de Dados (LGPD); painel sobre cuidados contratuais que uma startup deve ter; sobre contratos de investimento anjo; e sobre geopolítica da inovação.

José Maurino, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Separtec), participou de um painel em que destacou os critérios para a classificação de ambientes de inovação do Paraná como incubadoras. Ele também abordou um edital de fomento que será aberto pela secretaria para incubadoras do Estado.

“Haverá uma nota para este edital de fomento, a fim de que as incubadoras façam uma autoanálise e se preparem mais para promover inovação”, comentou Maurino.

Responsável pela área de empreendedorismo na Agência de Inovação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Nathalie Roder conferiu o painel. Ela disse que o objetivo foi obter mais conhecimento para ampliar as chances de a incubadora da UFPR conseguir recursos.

“Estamos com o pessoal do Reinova [Rede Paranaense de Incubadoras e Aceleradoras] conhecendo o evento e buscando informações que nos ajudem a conseguir fomento tanto para a agência quanto para a incubadora. Sabemos que trabalhar em rede e fazer parcerias com a instituição e com o mercado são requisitos”, disse Nathalie.

Startups

Ao todo, 33 startups participam de uma exposição nos quatro dias de Empreende Week. A maior parte das empresas, 70%, é de Campo Mourão. Os demais negócios são de outros municípios paranaenses.

Entre as participantes está a startup Magvia, uma startup incubada na Fundação Educere e que está prestes a testar no mercado e a receber as certificações para o serviço de neuromodulação por estimulação magnética – o tratamento é aplicável a pacientes com AVC, Alzheimer, Parkinson, entre outros problemas de saúde.

“O Empreend Week é uma grande oportunidade de fazermos networking e de apresentar a solução para a comunidade. Na nossa proposta, iremos oferecer o modelo de franquia, com toda a assistência para os franqueados, inclusive treinamento para a aplicação. Além disso, a comodidade de os donos dos negócios terem seu fabricante no Brasil. Hoje, os equipamentos que estão em operação no Brasil são importados”, explicou o engenheiro eletrônico João Reni.

Em fase de escala, também expõe no Empreende Week a Agrisolus, que oferece tecnologia para aviários. Com mais de mil aviários atendidos no Paraná e em outros estados e 20 colaboradores na equipe, a startup, de Campo Mourão, mira a expansão.

“Temos uma balança que pesa e monitora os animais, de forma que o produtor pode acompanhar a evolução, aplicar estratégias para atingir a produção esperada e até tratar possíveis doenças antes que o problema se agrave e gere a perda de um lote. Esperamos alcançar produtores e crescer em número de clientes e em faturamento”, destacou a responsável pelo suporte ao cliente na empresa, Maria Vitória Corrêa.

Inspiração

De acordo com o consultor do Sebrae/PR, Gabriel Rezende, o Empreende Week é um evento de sensibilização, ou seja, tem como objetivo inspirar os visitantes da cidade a empreender e a inovar.

“O Empreende Week representa o ecossistema de inovação unido em prol de um ambiente favorável ao desenvolvimento de inovação. Queremos que mais pessoas empreendam na cidade, seja por meio de startups ou outros modelos, e que possam fazer parte de uma Campo Mourão inovadora”, observou Rezende.

O evento é uma iniciativa do ecossistema de inovação de Campo Mourão, com realização do Sebrae/PR, da Prefeitura de Campo Mourão, da Fundação Educere, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado do Paraná (Sindimetal/PR – Campo Mourão).

As atividades seguem até a noite de sexta-feira (6). A programação e as inscrições estão disponíveis pelo link: https://linktr.ee/empreendeweek.

-

  • Campo Mourão
  • Empreende Week
  • Separtec
  • startups