O diretor de Administração e Finanças do Sebrae/PR, José Gava Neto, participou nesta quinta-feira (5), em Curitiba, do Fórum Real Estate, na Galeria Laguna. Com o tema “Caminho sem Volta: LEED é o Padrão”, o evento reuniu cerca de cem executivos e profissionais do mercado imobiliário e da construção civil.
No evento, promovido pela World Trade Center de Curitiba (WTC), em parceria com a empresa de consultoria e engenharia em sustentabilidade Petinelli, o diretor compartilhou a jornada da construção da sede da Regional Curitiba, que possui a certificação internacional LEED Platinum e, em breve, deverá receber o selo Net Zero.
Ele apresentou as vantagens do edifício sustentável, que conta com iluminação natural, energia renovável, climatização eficiente e suporte para carros elétricos. Também inclui um sistema de reaproveitamento de água das chuvas para compensação hidráulica.
“Nossa sede não é apenas uma estrutura inteligente; ela espelha nossos compromissos com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e serve como um modelo inspirador para os empreendedores que apoiamos”, reforça Gava.
Também foram convidados para apresentar seus projetos de sustentabilidade o diretor-financeiro da Educação Adventista do Sul do Brasil, Volnei da Rosa Porto, o presidente do Sicred Dexis, Wellington Ferreira, que na ocasião foi representado pelo CEO of the Green Building Council Brasil, Felipe Faria, e o sócio-diretor da empresa de consultoria e engenharia em sustentabilidade Petinelli, Guido Petinelli.
Daniella Abreu, presidente dos WTC de Curitiba, Joinville, Porto Alegre, Brasília e Sinop, disse que esta foi a sétima edição do Fórum Real Estate e que esses eventos têm o objetivo de aumentar a competitividade das empresas, gerar negócios, fomentar o comércio internacional e disseminar melhores práticas globais.
“O encontro é grande oportunidade de compartilhamento de informações e atualização dos empresários participantes sobre a evolução do mercado imobiliário e construção civil, trazendo casos que são destaque no Brasil em áreas como sustentabilidade e ESG”, explica a presidente.