O Ecossistema de Inovação de Pinhais, no Paraná, conquistou o terceiro lugar nacional na batalha de ecossistemas de inovação realizada durante o ELI Summit, evento internacional que promove a conexão e o aprendizado entre ecossistemas de inovação do Brasil e do exterior. O evento aconteceu entre 25 e 27 de outubro, em Recife (PE).
Este é o segundo prêmio nacional que reconhece o trabalho de Pinhais em fortalecer sua comunidade de inovação. Em agosto, o Ecossistema Local de Inovação (ELI) do município de Pinhais chegou à semifinal do Prêmio Nacional de Inovação (PNI), a mais importante premiação de inovação do País.
O consultor do Sebrae/PR, Paulo Grochowicz, afirma que o Ecossistema de Inovação (ELI) de Pinhais se destacou no Eli Summit, ao ser o único paranaense selecionado entre os dez que competiram na batalha de ecossistemas, alcançando o terceiro lugar na classificação geral da competição. No total, mais de 200 ecossistemas de inovação no Brasil participaram do evento. O Paraná, segundo Paulo Grochowicz, consultor do Sebrae/PR, foi o estado brasileiro com o maior número de participantes.
“Isso se deve à eficiente articulação da governança local, às ações realizadas e à colaboração de universidades, das empresas e da Prefeitura de Pinhais”, afirmou Paulo.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pinhais, Ricardo Pinheiro, a conquista coloca o município em posição de destaque, o que exige foco no propósito de continuar fortalecendo o ecossistema.
“O nosso crescimento sempre foi contínuo pois todos os atores têm o ideal de fortalecimento e de desenvolvimento do nosso ecossistema. Queremos continuar inovando para sermos vistos como a pequena gigante Pinhais”, disse Ricardo.
Pinhais é a segunda cidade da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) em número de startups, com 23 formalizadas. O município também conta com 3 Instituições Científicas e Tecnológicas de Inovação (ICTI), duas incubadoras tecnológicas, um espaço maker e espaços de coworking.
Atualmente, a governança do Ecossistema encontra-se em momento de planejamento estratégico para as ações de 2024.