Londrina recebe, na próxima terça-feira (21), das 14h às 17h, o evento Inteiras para Liderar, promovido pelo Polo de Liderança do Sebrae/PR, no Loft do Empório Guimarães. A programação é voltada para mulheres empreendedoras e para aquelas que exercem cargos de liderança nas esferas pública e privada. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link: https://tinyurl.com/325whsb9. As vagas são limitadas.
A programação trará a palestra de abertura “Mulheres no Topo”, com Dilma Campos, referência global em ESG e marketing regenerativo. Na apresentação, três principais temáticas serão abordadas: o poder das mulheres líderes e como elas podem impactar o mundo; histórias de mulheres que fizeram a diferença; e como transformar a vida e a carreira.
A tarde será encerrada com um talk show com a participação da presidente do Conselho da Mulher Empresária da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Rosemara Santos, da secretária municipal de Políticas para as Mulheres de Londrina, Liange Hiroe Doy Fernandes, da vice-presidente da Câmara da Mulher Empreendedora e gestora de negócios de Londrina, Maria Marçal, da presidente da BPW Londrina, Daianny Festti Sussai, e da presidente da Comissão das Mulheres Advogadas da OAB Londrina, Marcia Cristina Mileski Martins.
“Vamos debater sobre o protagonismo feminino e fomentar a participação de mulheres em cargos de liderança, sejam eles empresariais ou cívicos”, explica a consultora do Sebrae/PR, Liciana Pedroso.
Segundo a consultora, será um momento importante para discutir a presença da mulher em posições de destaque nas esferas de poder e os principais desafios encontrados pelo público feminino nos espaços de liderança.
Na visão da secretária municipal de Políticas para as Mulheres de Londrina, Liange Hiroe Doy Fernandes, as mulheres podem ser líderes em qualquer segmento, mas algumas precisam romper uma barreira pessoal e acreditar no seu potencial.
“Eu acredito que as mulheres nascem líderes. Seja em casa ou na comunidade, nós sempre lideramos em algum aspecto. Porém, a liderança também é uma habilidade que pode ser treinada. Ela impacta diretamente na autonomia da mulher e no seu poder de decisão”, avalia a secretária.
A presidente da Comissão das Mulheres Advogadas da OAB Londrina, Marcia Cristina Mileski Martins, diz que a entidade tem intensificado a promoção de eventos que possuem como enfoque o empreendedorismo e o protagonismo feminino. Segundo ela, as mulheres precisam se posicionar e buscar seus espaços na sociedade, deixar de se inferiorizar diante dos homens e acreditar que podem realizar tudo o que quiserem.
“Para isso, precisamos da liderança feminina, de mulheres que guiam outras mulheres. De mulheres que respeitam outras mulheres e as ajudam a empreender e a se capacitar”, completa.