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Em Arapongas, abertura de Escritório de Compras Públicas vai estimular a economia local

Serviço vai funcionar no prédio da Prefeitura e oferecerá orientações e treinamentos para empresários locais se tornarem fornecedores do município
Por ASN Paraná
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A Prefeitura de Arapongas, com apoio do Sebrae/PR, acaba de inaugurar o Escritório de Compras Públicas (ECP), um departamento que vai funcionar no prédio municipal para apoiar a participação de pequenas empresas nas licitações públicas e, com isso, gerar renda e emprego e movimentar a economia local.

O secretário municipal de Desenvolvimento, Inovação, Trabalho e Renda de Arapongas, Paulo Grassano, diz que a equipe do ECP fará contato com os empresários de micro e pequenas empresas da cidade para avisar sobre as licitações municipais e também oferecerá orientações e treinamentos, ministrados pelo Sebrae/PR, para que elas possam participar dos certames.

“A Prefeitura de Arapongas gasta, em média, R$ 150 milhões por ano com as compras públicas. Hoje, apenas um terço desse recurso fica com empresas da cidade. Nosso objetivo é dobrar este número neste segundo semestre”, afirma Grassano.

A consultora do Sebrae/PR, Cinara Tozatti, diz que a inauguração desse ponto de apoio para as pequenas empresas dentro da Prefeitura teve origem no Comitê Gestor, que integra as ações do Programa Cidade Empreendedora, coordenado pelo Sebrae/PR em Arapongas desde 2017.

No ano seguinte, a cidade iniciou o projeto “Desenvolve Arapongas”, que trabalha a melhoria do ambiente de negócios para as micro e pequenas empresas instaladas e para aquelas que desejam iniciar as operações na cidade.

Uma das recentes conquistas do Comitê Gestor, em parceria com o município, foi a redução do tempo de abertura de empresas de uma média de 44 horas para 14 horas. Estão em fase de estudo para futura implantação na cidade, também, a consulta prévia de localização on-line e o alvará on-line para empresas de baixo risco.

“Com a inauguração do Escritório de Compras Públicas, o projeto entra em uma nova fase, a de divulgar e captar empresas que tenham interesse em serem fornecedoras da Prefeitura de Arapongas”, conta Cinara.

Os empresários poderão deixar os contatos para serem avisados sobre a publicação das licitações e receberão apoio para sanar dúvidas sobre a interpretação dos editais e documentações necessárias.

O ECP, em parceria com o Comitê Gestor, também levará a diversos segmentos empresariais da cidade informações sobre as licitações, assim como obrigações e os benefícios de se tornar um fornecedor do Poder Público. O objetivo é desmistificar a imagem do passado, de corrupção e atraso nos pagamentos, que desabonavam as compras públicas no País.

O Escritório de Compras Públicas de Arapongas tem o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Arapongas (Acia), Instituto Federal do Paraná (IFPR), Sebrae/PR, Sesc, Senac, Sesi, Senai, Fomento Paraná, CRC-PR, Cidade Empreendedora, Sescap-PR e Observatório Social do Brasil.

As empresas interessadas em vender para a Prefeitura de Arapongas podem fazer o cadastro no site: https://tinyurl.com/366v8jbf. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (43) 3902-1027.