Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias

ASN PR 08/07/22 às 08:17 Atualização 08/07/22 às 13:35
Compartilhe

Empresários e gestores municipais recebem capacitação em compras públicas, na região Sudoeste

Por Redação
ASN PR 08/07/22 às 08:17 Atualização 08/07/22 às 13:35
Compartilhe

Fomenta Paraná foi realizado em Francisco Beltrão com foco na nova Lei de Licitações e nas oportunidades de mercado para os pequenos negócios

Empresários de micro e pequenas empresas, microempreendedores individuais (MEI), agricultores familiares e gestores públicos das regiões sul e sudoeste do Paraná participaram, nos dias 6 e 7 de julho, do Fomenta Paraná. Nos dois dias, no período da manhã, a programação foi transmitida de Curitiba para todo o Estado via aplicativo Meu Sebrae. Às tardes, no auditório do Francisco Beltrão Palace Hotel, as atividades reuniram empreendedores e gestores municipais, com palestras como a do professor Felipe Ansaloni.

Fomenta Paraná, em Francisco Beltrão. Foto: AMN Assessoria

Consultor e empresário, Ansaloni foi gerente do Módulo de Fornecedores do Portal de Compras do Estado de Minas e falou sobre os impactos da nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021) e das oportunidades que se apresentam para os pequenos negócios. Segundo o especialista, as compras públicas movimentam mais de R$ 700 bilhões por ano no Brasil. “Trata-se do maior mercado do País, ativo permanentemente e extremamente pulverizado. Toda cidade tem, pelo menos, dois compradores, a Prefeitura e a Câmara. Sem contar outros órgãos públicos”, destaca Ansaloni.

Francisco Wildes Rezende, consultor do Sebrae Paraná, explica que o Fomenta Paraná está sendo realizado em várias regiões do Estado e tem, entre os objetivos, atualizar os MEI e empresários de pequenos negócios e gestores sobre o mercado de compras públicas e incentivar maior participação nas licitações.

“Até dezembro do ano passado, a região Sudoeste não tinha escritório de compras públicas. Atualmente, conta com dois, em Santo Antonio do Sudoeste e Francisco Beltrão. Estamos negociando parcerias para escritórios em Planalto, Capanema, Realeza, Pato Branco. No Sul, em União da Vitória e Cruz Machado, para preparar os pequenos negócios”, relata Francisco.

Eliane Brum, coordenadora do escritório de compras públicas de Santo Antonio do Sudoeste, participou das atividades. Ela também relatou os desafios e resultados dos primeiros meses do escritório, inaugurado em 9 de dezembro de 2021.

“Registramos 40 atendimentos e realizamos duas capacitações para fornecedores, em parceria com o Sebrae. Percebemos que muitos empreendedores têm dificuldades para entender os editais e identificar as informações técnicas necessárias. Estamos prontos para atender e orientar, gratuitamente”, conta Eliane. O escritório está localizado na sede da Acesas, associação empresarial do município, e divulga as atividades no Facebook.

Responsável pelo setor de licitações de uma empresa de materiais de construção de Santo Antonio do Sudoeste, Thaymara Iasinski está entre aqueles que buscaram apoio do escritório de compras públicas do município.

“A empresa participa de compras públicas em 20 municípios da região. Recebi orientações sobre termos de referência e documentações, por exemplo, e também sobre a nova lei de licitações. Toda cidade deveria ter um escritório assim”, recomenda Thaymara.

ESC Francisco Beltrão

O Escritório de Compras Públicas de Francisco Beltrão foi inaugurado em 10 de junho e, com menos de um mês, tem contribuído com os empreendedores do município. Segundo a coordenadora do escritório, Marcia Estrela, mais de 50 atendimentos foram realizados até o momento, com auxílio gratuito nas documentações e sobre a participação em editais. O novo espaço está localizado junto à Sala do Empreendedor, na secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico.

Sobre o Fomenta Paraná

A iniciativa conta com o apoio do Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná (Fopeme), Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE/PR) e Escola de Gestão do Paraná (EGP/PR), e com a parceria do Portal de Compras Públicas e da Conlicitação.

Foto: AMN Assessoria

O Sebrae disponibiliza, gratuitamente, uma cartilha sobre a nova Lei de Licitações. Basta acessar o link https://bit.ly/3bZl4Fp.

 

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida ou tem sugestões? Entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF
Aviso de Cookies

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.