Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias

ASN PR 13/07/22 às 15:13 Atualização 13/07/22 às 15:14
Compartilhe

Líderes em Movimento promove conexão e conhecimento na região oeste

Por ASN Paraná
ASN PR 13/07/22 às 15:13 Atualização 13/07/22 às 15:14
Compartilhe

Evento reuniu mais de 130 líderes, entre prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, vereadores, líderes institucionais e servidores públicos

Nesta terça-feira (12), mais de 130 representantes dos municípios da região oeste se reuniram para participar do Líderes em Movimento, evento promovido pelo Sebrae Paraná em parceria com a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP), que visa capacitar e integrar as lideranças locais, compartilhando experiências e promovendo a troca de informações com especialistas em gestão, liderança e comportamento.

A programação iniciou com a palestra “Sensemaking – liderança por propósito”, ministrada pelo escritor e pesquisador, Ricardo Neves, com o apoio da coordenadora nacional do Polo de Lideranças Sebrae, Rosângela Angonese. Durante a exposição, o especialista ressaltou o perfil do novo líder que o mundo precisa, enaltecendo, inclusive, que por conta das variadas mudanças que ocorrem tanto no âmbito tecnológico quanto comportamental, é ainda mais necessário que haja sensibilidade para mudar em conjunto.

“Não dá para ficar ultrapassado. Os líderes, principalmente na gestão pública, precisam se renovar o tempo todo, estando sensíveis a questões importantes que podem ser resumidos em três C’s: complexidade, comunicação e colaboração”, provocou.

O contador e membro do Comitê Gestor de Cascavel, Diego Paim Böttcher, afirma que esse foi um ponto alto do evento. Ele garante que a palestra do especialista confirmou muitas experiências que ele teve e deu algumas ideias de como lidar com certas situações.

“Um líder que não sabe se comunicar não existe. O Ricardo trouxe esse pensamento à tona várias vezes e reforçou a ideia de que é importante engajar a equipe, pois não adianta uma ideia ser boa se ela ficar só na mente de quem lidera: é preciso transmitir isso para o time e envolver as pessoas no projeto para que ele dê certo”, afirmou Diego.

Na sequência, o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, falou sobre a importância da liderança para a promoção do desenvolvimento municipal de forma integrada. Durante a exposição, ele compartilhou as principais experiências no que diz respeito a temas como infraestrutura, economia, saúde e projetos, citando cases como o Território Cidadão, parceria com conselhos municipais, abertura do novo aeroporto regional e iniciativas como o Aprova Fácil, a RedeSim, escritório de compras públicas, ações de desburocratização e apoio ao empreendedorismo.

“Para quem usa avião, o aeroporto era indispensável. Para quem usa ônibus, o abrigo e a acessibilidade são essenciais. É preciso, portanto, pesar tudo isso e conciliar os anseios da população porque é, sim, possível fazer mais e melhor para contribuir para os municípios. Qualquer governo tem pilares essenciais e a transparência sempre deve ser um deles, pois sem ela, não há cidade que se desenvolva”, pontuou.

Depois, foi a vez da facilitadora Gisele Raulik Murphy conduzir uma atividade prática. A ação, personalizada especialmente para o evento, fez com que os participantes se reunissem em grupos, para discutir soluções e oportunidades fictícias, mas que retratam a realidade dos municípios.

“É uma forma dinâmica de demonstrar que nenhuma solução surge sozinha, com ações e setores isolados. Os grupos precisaram se integrar para pensar em conjunto e exercer a liderança. Na apresentação, percebi que todos tiveram um engajamento bem satisfatório, demonstrando resultados super relevantes e compreendendo que muitas das ideias criadas podem ser levadas para o contexto de cada município”, explicou Gisele.

A auditora de controle interno e membro do Comitê Gestor de Reserva do Iguaçu, Igia Dallagnol, aprovou a atividade. Segundo ela, o jogo possibilitou trocas de experiência, insights e compartilhamento de ideias entre os municípios.

“Nos pequenos municípios, às vezes temos dificuldades. Mas durante o jogo, conversando com os colegas, surgiram várias ideias, trocamos experiência e tivemos essa oportunidade de ver o que dá certo em outros lugares e pode funcionar conosco. É uma atividade relativamente simples, mas que trouxe motivação e nos impulsiona a pensar diferente”, destacou.

Diante disso, segundo a coordenadora nacional do Polo de Liderança, Rosângela Angonese, o objetivo do evento foi atingido com sucesso.

“Hoje, com as palestras e o jogo nas mesas, os participantes trouxeram relatos dos diferentes municípios. É nesse momento de conexão e conversa que podem surgir redes de influência e novos projetos, o que colabora para o desenvolvimento regional. Por isso, queremos que esses líderes estejam sempre junto conosco, pois é em conjunto que iremos promover transformação, desenvolvimento e melhoria na vida das pessoas”, conclui Rosângela.

Reconhecimento

Durante o encontro, também foram entregues reconhecimentos para os 15 prefeitos da região oeste que inscreveram projetos no Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, que teve a etapa estadual realizada no dia 31 de maio e a nacional no dia 28 de junho.

“Das oito categorias do Prêmio, quatro finalistas foram da região oeste. Neste evento, além de enaltecer e parabenizar os quatro finalistas, também reconhecemos os projetos dos demais inscritos, que realizaram trabalhos louváveis nos seus municípios, contribuindo para o desenvolvimento local e o fomento ao empreendedorismo”, indicou o gerente da regional oeste do Sebrae Paraná, Augusto Stein.

Os municípios que receberam a menção honrosa foram: Assis Chateaubriand, Cafelândia, Cascavel, Entre Rios do Oeste, Foz do Iguaçu, Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Matelândia, Nova Santa Rosa, Palotina, Pato Bragado, Santa Helena, Terra Roxa, Tupãssi e Ubiratã. Na etapa estadual, as finalistas foram Foz do Iguaçu, Guaíra, Tupãssi e Ubiratã.

 

Crédito das fotos: Color Shin

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida ou tem sugestões? Entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF
Aviso de Cookies

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.