ASN PR Atualização
Compartilhe

Agentes de desenvolvimento e atendentes das Salas do Empreendedor de 70 municípios se reúnem, em Maringá

Realizado pelo Sebrae/PR, evento fortalece a conexão entre os atores que estão envolvidos na promoção do desenvolvimento, na região noroeste
Por ASN Paraná
ASN PR Atualização
Compartilhe
Daniel Dias foi um dos palestrantes do evento. Foto: Neri9

Nesta terça-feira (26), agentes de desenvolvimento e atendentes das Salas do Empreendedor de 70 municípios da região noroeste do Paraná se reuniram, em Maringá, para o “Encontro Regional de Agentes de Desenvolvimento e Atendentes de Salas do Empreendedor”. Realizado pelo Sebrae/PR, o evento, que é anual, teve como objetivo de fortalecer a conexão entre os atores que estão, diretamente, envolvidos na promoção do desenvolvimento em seus municípios, em prol de um território cada vez mais empreendedor.

Os participantes tiveram palestras inspiradoras, técnicas, oficinas, além de momentos para networking. Uma das palestras foi ministrada por um dos principais atletas paralímpicos da natação brasileira, Daniel Dias. Campeão paralímpico 14 vezes e recordista mundial, o empresário e gestor do Instituto Daniel Dias falou sobre superação de desafios.

“A grande questão é não desistir mesmo. Não vai ser fácil. Eu tive que me preparar, que treinar, que me dedicar. É assim no empreendedorismo e nas profissões. É preciso aproveitar as oportunidades de conhecimento, se capacitar, traçar metas específicas e colocar um sorriso no rosto para superar os obstáculos”, comentou Dias.

O tema “A importância dos pequenos negócios e o papel dos atores locais como agentes de desenvolvimento” foi ministrado em palestra do diretor-técnico do Sebrae/PR, César Rissete.

“A maior riqueza de um município são as pessoas. Por isso, é importante atuar no sentido de gerar motivos para que futuros empreendedores ou empresários criem raízes e se desenvolvam sem migrar para outros locais”, disse Rissete.

Os agentes de desenvolvimento e os atendentes das Salas do Empreendedor são responsáveis por melhorar o atendimento para quem empreende e, também, por ajudar a desenvolver o ambiente de negócios para micro e pequenas empresas. Nas Salas, que fazem parte da rede com 372 espaços de atendimento do Sebrae e que funcionam em parceria com prefeituras em 359 municípios do Paraná, o público encontra apoio para abrir ou dar baixa no MEI e para acessar crédito, além de informações sobre gestão e outros serviços.

“Buscamos preparar as equipes das Salas e os agentes de desenvolvimento com inspiração, conexões entre os participantes e conteúdo técnico para fortalecer o ambiente de negócios. Queremos que os empreendedores tenham atendimento e orientação adequados e que tenhamos um melhor ambiente para o desenvolvimento de negócios da nossa região”, ressaltou o consultor do Sebrae/PR, Luiz Carlos da Silva.

Daiane Rebeca é atendente na Sala do Empreendedor em Marialva e participou pelo segundo ano consecutivo do encontro.

“Trabalhar com o público tem seus desafios e temos que estar preparados para ajudar, porque é isso que as pessoas buscam na Sala, apoio. Aplicar o que sabemos, prestar nosso serviço com um sorriso no rosto, faz a diferença. Essa é a grande lição que reforçamos durante o evento”, destacou Daiane.

Do município de Jussara, a agente de crédito na Fomento Paraná, Jéssica dos Santos, assumiu também o posto de atendente da Sala do Empreendedor há dois meses. De acordo com ela, foi importante fazer conexões no evento.

“Como sou nova na função, conhecer outras pessoas que fazem o mesmo trabalho, poder trocar informações, foi enriquecedor. E ouvir que podemos ter muitas conquistas se traçarmos objetivos e nos prepararmos para isso, que foi o assunto abordado pelo Daniel Dias, foi uma virada de chave para mim”, declarou Jéssica.

  • agentes de desenvolvimento
  • salas do empreendedor
  • sebrae/pre