ASN PR Atualização
Compartilhe

Circuito do Café 2025 movimenta pequenos negócios e fortalece o turismo em Guarapuava

Iniciativa da Abrasel com apoio do Sebrae/PR e Secretaria de Turismo promove experiências gastronômicas e estimula o consumo local
Por ASN PR
ASN PR Atualização
Compartilhe

Os aromas e sabores do café estão tomando conta de Guarapuava com o Circuito do Café 2025, promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) com o apoio do Sebrae/PR e da Secretaria de Turismo e Eventos do município. A ação, que acontece até o dia 31 de outubro, reúne 11 cafeterias locais em uma trilha de experiências gastronômicas pensadas para valorizar o produto, fortalecer os empreendimentos e estimular o turismo na cidade.

Empresário Thiago Cruz de Almeida é um dos participantes do Circuito do Café. Foto: Divulgação

Durante o período do circuito, cada cafeteria participante oferece um combo especial por R$ 35, criado exclusivamente para o evento. A proposta é incentivar os clientes a conhecerem novos espaços e vivenciarem diferentes estilos e preparos de café. Os participantes recebem um passaporte e, a cada visita, ganham um carimbo da cafeteria. Ao completar sete carimbos, o cliente recebe uma cesta com caneca personalizada e vouchers de desconto de 10% para futuras visitas aos estabelecimentos.

“O Circuito do Café 2025, promovido pela Abrasel Centro-Sul do Paraná, é uma rota gastronômica que celebra o café, a criatividade e o talento local. A ação convida o público a viver uma verdadeira trilha de sabores, visitando padarias e cafeterias de Guarapuava que criaram combos exclusivos”, diz a diretora executiva da Abrasel Centro Sul, Patrícia Elias.

Para a ação foram produzidos cartazes e encartes com a identidade visual do circuito, distribuídos em pontos estratégicos de Guarapuava e do distrito de Entre Rios. A iniciativa busca ampliar a visibilidade das cafeterias locais, gerar fluxo de clientes e promover uma conexão mais próxima entre empreendedores e consumidores.

Um dos participantes é o empresário Thiago Cruz de Almeida. Para ele, a iniciativa é importante para mostrar para o público os estabelecimentos que existem na cidade e fortalecer a cultura do café.

“Vi uma iniciativa parecida em Curitiba e trouxe a proposta para a cidade. São 11 estabelecimentos que aderiram à ação e, no ano que vem, esperamos que mais empresários façam parte da ação”, diz.

Segundo o consultor do Sebrae/PR, Cecílio Max Batista, o circuito é um exemplo de como a união entre os empreendedores e as entidades parceiras pode transformar a economia criativa em oportunidade de crescimento.

“O Circuito do Café é uma ação que vai além da degustação. Ele representa a valorização do empreendedor local, estimula o consumo consciente e cria um ambiente favorável para o desenvolvimento de negócios ligados ao turismo e à gastronomia em Guarapuava. O Sebrae acredita nesse tipo de iniciativa como um motor para fortalecer a identidade da cidade e gerar novas oportunidades”, destaca.

  • Abrasel
  • cafeterias
  • Circuito do Café
  • empreendedores
  • guarapuava