Empreendedora fabrica snacks naturais para cães e gatos e refeições completas adequadas para cachorros
O Brasil é o terceiro país em números de animais domésticos no mundo, conforme mostra o censo do Instituto Pet Brasil de 2021, sendo que pelo menos 70% dos brasileiros têm um pet em casa ou conhece alguém que possui. De olho nisso, empresas têm apostado cada vez mais no setor, com a produção de comidas saudáveis para melhorar a qualidade de vida e a longevidade dos bichinhos. Em Ponta Grossa, a empresária Denise de Oliveira Bovolin Moreira buscou auxílio do Sebrae para implantar processos e expandir mercado.
Ela é uma das participantes do Programa Tech by Sebrae, que soma estratégias de profissionais de referência nacional e internacional e de especialistas do Sebrae/PR. A jornada de conhecimento trabalha as temáticas de inovação, mercado e crescimento, gerando maior valor agregado a produtos, processos e serviços, podendo incrementar o faturamento de empresas de diferentes segmentos.
“Foi fundamental para estruturar a Pet Cook e ajudar a enxergar quais ações eram prioritárias, organizar processos, precificar produtos e encontrar o ponto de equilíbrio”, comenta a empresária.
O negócio foi formalizado em 2020, ainda durante a pandemia da Covid-19, período que a empresária estava em busca de uma vaga de emprego formal no mercado de trabalho. Foram os números do setor e o interesse pela temática que a levaram a buscar mais informações e apostar na atividade, com a fabricação de snacks saudáveis e naturais, também conhecidos como petiscos, e refeições completas adequadas para cachorros, preparadas com carnes selecionadas, arroz, brócolis, batata salsa, entre outros produtos.
“Existe uma cultura que faz mal oferecer comida ao pet, o que não é verdade. É muito mais saudável do que dar um alimento ultra processado”, explica a empresária.
Segundo ela, os alimentos saudáveis são embalados a vácuo e têm validade de 90 dias congelados. As porções são elaboradas por médico veterinário e balanceadas de acordo com as necessidades nutricionais dos cachorros.
“Por enquanto, estamos comercializando apenas via delivery, mas a ideia é ampliar os pontos de vendas em supermercados e clínicas veterinárias”, comenta.
Os snacks podem ser oferecidos para cachorros e gatos e são produzidos em três sabores: filé de frango, carne e banana. O produto é comercializado em panificadoras e petshops de Ponta Grossa e Curitiba, com envios para outras cidades brasileiras mediante pedido pelas redes sociais.
Para a consultora do Sebrae/PR, Mariana Santana, a iniciativa da empresária em profissionalizar seu negócio foi fundamental para o posicionamento da marca e a entrada no mercado.
“A estruturação de um plano e modelo de negócio são importantes para os próximos passos, assim como construir estratégias de atuação e expansão de mercado”, pontua.
A expectativa da empreendedora é expandir mercado e lançar seu próprio e-commerce no início de 2023.