Cinco empresas do setor turístico de Umuarama receberam o Selo de Qualidade no Turismo do Paraná no último mês. A entrega dos certificados foi resultado de um processo iniciado em 2024, por meio do programa Turbine, parceria entre o Sebrae/PR e a Prefeitura de Umuarama, ação que integra o Programa Vocação Empreendedora. As empresas passaram por consultorias, adequações e auditoria final para obter a chancela estadual de realização da Fecomércio PR e do Sebrae/PR.
A iniciativa tem como objetivo divulgar o projeto de Turismo realizado na cidade e formalizar a participação dos empreendimentos no processo de qualificação. Foram reconhecidas as empresas Le Petit Cherry, Alameda, Raf Hotel, Recanto do Peixe e Romas Hotel.
A consultora do Sebrae/PR, Jane Panaro Queiroz, ressaltou o papel do Selo no fortalecimento do setor.
“Essa chancela reforça a importância da profissionalização do setor e promove visibilidade a empresas comprometidas com a qualidade, experiência do turista e gestão, elevando o padrão do turismo em Umuarama. Agora, as empresas passam a compor o grupo de chanceladas no Selo Qualidade no Turismo do Paraná, com empresas do Estado todo”, comenta Jane.

Iris Lamberti Ziober, padeira e proprietária da Le Petit Cherry, diz que viu no processo uma oportunidade de revisar a estrutura da empresa. O negócio existe desde 2014 e, a partir de 2022, passou a atuar como padaria artesanal, com produção de pães e bolos feitos com fermentação natural e ingredientes orgânicos.
“Vi que era uma oportunidade para conseguir fazer a ‘lição de casa’ que todo empresário precisa fazer e muitas vezes, pela correria do dia a dia, vai deixando passar”, relata Iris.
Ela conta que o processo teve início em setembro de 2024, com a visita de um turista oculto. Em seguida, foram realizadas devolutivas e análise de pontos de melhoria, encerrando com a auditoria em fevereiro de 2025.
Entre os efeitos práticos, Iris destaca a organização de prioridades.
“Foi interessante ter um raio-X do negócio e conseguir ver de forma mais clara o que precisávamos melhorar. Estabelecer as prioridades e ‘colocar a mão na massa’ para fazer as coisas acontecerem fez toda a diferença”, enfatiza Iris.
O restaurante Alameda, que oferece pratos da culinária italiana e está em atividade há quase quatro anos, participou com o objetivo de revisar processos internos e alcançar reconhecimento para a qualidade do trabalho, explica o sócio e proprietário Gilvan Maiochi.
“Sabíamos que, para a obtenção da chancela do Selo do Turismo, seria necessário realizar levantamentos, avaliar em qual nível nos encontrávamos e executar ações para garantir que estaríamos aptos para alcançar esse reconhecimento”, lembra Gilvan.
O processo levou cerca de três meses e incluiu diagnóstico, plano de ação e acompanhamento do Sebrae/PR.
“Foram realizadas ações para melhorar finanças, marketing, recursos humanos, operação, atendimento, produção, inovação, serviços e infraestrutura. Um cronograma de ações bem definido proporcionará o crescimento da organização. O processo nos fez observar que sempre existe algo que pode ser melhorado”, diz Gilvan.
Sergio Vercezi Filho, diretor de Emprego e Renda, diretoria vinculada à Secretaria de Indústria e Comércio e Turismo de Umuarama, ressalta que é papel institucional do Município apoiar as atividades do segmento. Ele observa que o turismo em Umuarama envolve diferentes categorias.
“O turismo é importante para Umuarama por movimentar uma grande cadeia de atividades. Temos turismo de negócios, de compras, de saúde, de eventos, de aventura, entre outros. Queremos incentivar que o segmento ganhe cada vez mais relevância no nosso município”, declara Sergio.
Thais Mariane dos Santos, gerente executiva do Sesc de Umuarama e representante da Fecomércio PR na entrega dos certificados, comenta que o Selo está inserido em um processo de organização e planejamento.
“Umuarama vem desenvolvendo ações por meio de governanças e grupos de trabalho em torno do tema. O Selo mostra que a cidade tem empresas que buscam aperfeiçoamento e que oferecem experiências diferenciadas. As empresas que buscam o Selo estão comprometidas na procura por melhorias, o que pode impactar clientes, colaboradores e comunidade”, explica Thais.
Podem participar do Selo de Qualidade no Turismo do Paraná empresas de gastronomia, agências de viagens, hotelaria, transportes, entre outros negócios do segmento. Basta procurar o Sebrae/PR para mais informações: (44) 3623-8100.