Mulheres comprometidas com o crescimento econômico da região da Cantuquiriguaçu, Centro-Sul do Paraná, estão conectadas por um objetivo comum: a valorização da liderança feminina.
Trata-se da união de experiências de mulheres que se destacam à frente de empresas, negócios e equipes, representam municípios e perceberam a necessidade de evidenciar o trabalho realizado por elas, o qual contribui significativamente para o desenvolvimento regional.

Na prática
Entre as ações, criadas pelo Território da Cantuquiriguaçu, está o evento “Inteiras para Liderar”, que em sua primeira edição reuniu mais de 100 mulheres, em Laranjeiras do Sul, com foco em estimular o empoderamento empreendedor.
A consultora do Sebrae/PR, Thaís Costa, conta que o objetivo é fortificar a rede de negócios da região, aproveitando a força dessas personagens.
“Com o ‘Inteiras’ iniciamos o trabalho de despertar nestas mulheres o interesse em assumir funções importantes de líderes no território. Atualmente, temos somente 1 prefeita, 2 vice-prefeitas, 4 presidentes de associações comerciais, quando usamos como base nosso cenário que é de 20 municípios, ou seja, há um potencial a ser explorado”, projeta Thaís.
Na bancada principal do evento estavam: Viviane Comiran, Prefeita de Ibema, representando a liderança política, Paula Rigoni, empresária e ex-presidente da Associação Comercial de Quedas do Iguaçu, compartilhando a experiência associativista, Ale Zorzan, empresária e especialista em negócios e a Dra. Christiane Aparecida Zaniolo, atual tesoureira da OAB/PR – Subseção de Laranjeiras do Sul, trazendo a perspectiva do setor jurídico e institucional.

Futuro
Edimari Schroeder, integrante da Associação Comercial de Laranjeiras do Sul (Acils), reforça a importância desse movimento, especialmente por deixar evidente que empreender em uma cidade é um indicativo de confiança no seu potencial de crescimento.
“Cada mulher que decide empreender transforma desafios em oportunidades e inspira outras a fazerem o mesmo. Além disso, o empreendedorismo feminino traz uma visão diferenciada de gestão: mais colaborativa, estratégica e comprometida com o impacto positivo”, disse Edimari.
De Foz do Jordão, Gisele Neckel Xavier da Rosa, empresária e representante da Associação Comercial e Empresarial da cidade, espera a criação de oportunidades reais para quem quer empreender.
“Como fotógrafa e representante da ACIFOZ, vejo de perto o quanto as mulheres têm contribuído para esse cenário com coragem, criatividade e sensibilidade. Cada negócio liderado por uma mulher carrega uma história de superação e de propósito e isso tem um impacto direto na economia e no desenvolvimento da comunidade”.
Para dar continuidade ao trabalho, uma das propostas é a criação de um ecossistema de apoio para estas empreendedoras. Já está em ação uma parceria entre o Sebrae/PR, Sicoob, Faciap Mulher, Caciopar e Cacicopar que fornece capacitação, metodologia e conhecimento técnico; acesso a crédito e soluções financeiras e ainda conexões entre empresárias e parcerias estratégicas.

Silvia Paula Rigoni, é empresária e se tornou a primeira mulher a assumir o cargo de Presidente da Associação Comercial e Industrial de Quedas do Iguaçu, ela acredita que atitudes empreendedoras movem cidades mais potentes.
“O que está acontecendo na região da Cantuquiriguaçu é a promoção da capacitação dessas mulheres, para despertar o autoconhecimento e a autoestima, para que elas percebam o seu valor e que com o devido preparo, possam realmente contribuir para um mundo melhor, mais justo, humano, igualitário e ao mesmo tempo mais competitivo”, finaliza a empresária.
-