ASN PR
Compartilhe

Conexão Jovem se consolida como laboratório de inovação em Apucarana

Estudantes de escolas públicas participaram da quinta edição do programa de inovação e empreendedorismo juvenil; melhores soluções foram premiadas em dezembro
Por ASN Paraná
ASN PR
Compartilhe

Quatrocentos e dez alunos do Ensino Médio e técnico de 36 escolas estaduais localizadas em Apucarana, no Norte do Paraná, participaram do Conexão Jovem, programa de inovação e empreendedorismo juvenil. A quinta edição do programa foi realizada entre os meses de julho e dezembro deste ano. No total, foram realizadas 112 horas de trilhas e mentorias focadas no protagonismo juvenil. O programa é uma iniciativa do Instituto Conecta Apucarana, em parceria com o Sebrae/PR, Núcleo Regional de Educação (NRE) de Apucarana e Associação Comercial e Empresarial de Apucarana (Acia).

Metodologia de IdeiAção norteou desafio Conecta Jovem 2025 que reuniu 36 escolas públicas de Apucarana ao longo do ano. Fotos: Acia

“A cada ano percebemos que o engajamento dos professores e alunos fica maior. A partir da metodologia IdeiAção, os alunos se comprometem a resolver problemas da cidade e absorvem uma forma de pensar focada em resolver problemas reais, o que os prepara melhor para o mercado de trabalho e transforma o programa em um verdadeiro laboratório de inovação para Apucarana”, afirma o consultor do Sebrae/PR, Tiago Correa.

Na etapa final, as melhores soluções para educação, renda e sustentabilidade foram premiadas. As escolas Cerávolo e Heitor Furtado dividiram o primeiro lugar, com propostas que conectam conhecimento técnico, impacto comunitário e execução consistente. O segundo lugar ficou com o Colégio Polivalente, com soluções ligadas à educação híbrida, gamificação e leitura aplicada ao mundo do trabalho. Já o terceiro lugar foi compartilhado pelos colégios Anchieta e Francisco de Souza que apresentaram projetos focados em sustentabilidade e uso de plataformas de denúncia urbana para cuidado coletivo.

ConectaJovem5

O presidente do Conecta Apucarana, Wanderlei Faganello destaca o impacto acumulado do programa na cidade. “Chegamos à quinta edição com mais de mil alunos atendidos ao longo dos anos e um número crescente de escolas engajadas. Cada turma que passa pelo Conexão Jovem leva consigo a semente da inovação e do compromisso com a comunidade”, avalia.

A embaixadora do programa no NRE de Apucarana, Dyana Grazielli Altomani Braga, diz que o Conexão Jovem contribui na preparação desses estudantes para o futuro. “Desperta neles uma participação ativa, autonomia, e o desenvolvimento de novas habilidades para o mercado de trabalho”, observa Dyana.

Participam da quinta edição do Conexão Jovem o Colégio Santos Dumont, Colégio Polivalente, Colégio Tadashi Enomoto, Colégio São Bartolomeu, Colégio Osmar G. Freire, Colégio Cerávolo, Colégio José Anchieta, Colégio Heitor Furtado, Colégio Massareto, Colégio Nilo Cairo, Colégio Antônio dos Três Reis de Oliveira, Colégio Godomá B. de Oliveira, Colégio Professor Francisco Antônio de Souza e Colégio Vale do Saber.

  • Apucarana
  • Conecta Jovem
  • Conecta Jovem 2025
  • Empreendedorismo nas escolas