Nos dias 1º e 2 de outubro de 2025, Curitiba sediará o 12º Congresso Nacional Moveleiro, no Campus da Indústria do Sistema Fiep. Considerado o maior encontro do setor no Brasil, o congresso reunirá empresários de todos os portes, designers, arquitetos, estudantes, fornecedores e compradores nacionais e internacionais
O evento é realizado pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e a Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), em parceria com o Sebrae/PR e apoio do Conselho Setorial da Indústria Moveleira.

A programação inclui debates, rodadas de negócios, visitas técnicas, atividades culturais, palestras e painéis sobre integração da cadeia produtiva, expansão para mercados externos, economia circular, sustentabilidade e design inclusivo. Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente no site: www.fiepr.org.br/congresso-moveleiro.
Também estão confirmados o Prêmio Design, promovido pela Abimóvel; o Concurso da Movelaria Brasileira, em parceria com alunos do Sesi, e a Casa Conceito 2025, espaço que apresentará soluções funcionais para moradias contemporâneas, com foco em saúde, convivência e bem-estar.
A consultora do Sebrae/PR, Suelen Suzuki, explica que o objetivo é fortalecer a cadeia produtiva moveleira, ampliar o acesso das empresas aos mercados e discutir temas estratégicos. Ela destaca que o setor apoia a ampliar o protagonismo das micro e pequenas empresas.
“Na rodada de móveis buscamos hotéis, restaurantes, grandes magazines e os fornecedores são as micro e pequenas empresas atendidas pelo Sebrae. Tanto na rodada nacional quanto na internacional, conectamos fabricantes a compradores qualificados para gerar oportunidades reais de mercado”, afirma Suelen.
A iniciativa também reforça o papel do Paraná como polo competitivo e inovador, afirma o coordenador do Conselho da Indústria Moveleira e vice-presidente da Fiep, Irineu Munhoz.
“O setor enfrenta o ‘Custo Brasil’, que envolve tributos, logística e energia, além da necessidade de mão de obra qualificada em automação, sustentabilidade e design. A sustentabilidade já é requisito de mercado e a inovação, com digitalização, Indústria 4.0, novos modelos de negócio, e-commerce e inteligência artificial, que fazem parte da agenda das indústrias”, ressalta Munhoz.
O dirigente lembra ainda que o Paraná concentra milhares de indústrias, em sua maioria micro e pequenas empresas, e emprega mais de 75 mil pessoas.
“Isso mostra a importância social e econômica da cadeia moveleira para o estado. Acreditamos em abrir caminhos para que o setor supere os desafios atuais e se posicione de forma cada vez mais competitiva no cenário global”, completa.

Caravanas e visitas técnicas
Para ampliar o acesso, o Sebrae/PR organiza caravanas de polos regionais como Arapongas e Pato Branco, além da mobilização em Curitiba e Região Metropolitana. A proposta é democratizar a participação de empreendedores de todo o estado.
Outro ponto alto da programação serão as visitas técnicas a indústrias de Curitiba e Região Metropolitana, voltadas a arquitetos e designers. Serão três visitas: a Lovato Móveis, especializada em móveis outdoor com design; à Decormade, especialista em produtos sofisticados e de alto padrão, e à Artely, especializada em móveis para sala em MDF/MDP (móveis seriados).
“Queremos mostrar que o Paraná tem indústrias de excelência. O objetivo é aproximar esses profissionais das empresas, para que conheçam os processos produtivos e indiquem nossos produtos em seus projetos”, explica Suelen Suzuki.
Vozes da indústria
Empreendedores do Paraná também destacam a importância do congresso. Para Aline Gava, de Pato Branco, diretora comercial e de marketing da Gava Ambientes e diretora criativa da Dopo Studio Ambientes, o encontro amplia repertório e gera conexões estratégicas.
“O congresso traz insights relevantes e fortalece nichos como personalização, design e sustentabilidade. Participei da última edição e considerei muito positiva, pela qualidade das palestras e pelas trocas com executivos de outros setores. Este ano estarei presente novamente, em busca de conteúdos e novas conexões”, afirma.
Já Marcos Aurélio Tudino, de Arapongas, gerente administrativo e comprador da Combinare, com 44 anos de atuação no mercado de estofados, ressalta a continuidade do aprendizado.
“Participei de todos os congressos e sempre foram muito aproveitáveis, ampliando perspectivas e gerando novas ideias. A expectativa é de mais informações sobre estratégias do setor e tendências de consumo e de design. O futuro do setor é promissor: com o crescimento da população e a demanda por lares, espaços de convivência e hotéis, o mercado de mobiliário continuará em expansão”, destaca.
Serviço
12º Congresso Nacional Moveleiro
Data: 1º e 2 de outubro
Local: Campus da Indústria – Sistema Fiep
Endereço: Marginal da Av. Comendador Franco, nº 1.341 — Jardim Botânico, Curitiba
Inscrições gratuitas: www.fiepr.org.br/congresso-moveleiro