O Parque de Natureza Buraco do Padre será destino, nesta quinta-feira (4), de um grupo de pequenos empreendedores e colaboradores de empresas de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, que estão participando do Descubra Ponta Grossa. O objetivo é capacitar multiplicadores capazes de repassar informações qualificadas sobre os atrativos do município. A ação integra as iniciativas do programa Destino Turístico Inteligente (DTI) e é desenvolvida pelo Grupo de Trabalho (GT) de Experiências Turísticas, formado por representantes do trade e parceiros locais para estruturar, formatar, qualificar e inovar as experiências oferecidas no território.

O grupo partirá do Sesc Estação Saudade, com uma explicação sobre o DTI PG, informações sobre instituições parceiras e uma breve visita ao local e, em seguida, seguirá para o Buraco do Padre, onde vivenciará uma experiência turística completa. A proposta é que os participantes conheçam de perto os destinos locais, experimentem a sensação de estar na posição de turistas e, a partir dessa vivência, possam orientar visitantes, clientes e demais públicos com informações atualizadas e precisas.
De acordo com a consultora do Sebrae/PR, Nádia Joboji, a iniciativa reforça a importância do engajamento das empresas na promoção do turismo local. Segundo ela, ao vivenciarem os destinos, os participantes passam a compreender o território com o olhar de um turista e fortalecem ainda mais o atendimento e a promoção do nosso turismo local.

“O Descubra Ponta Grossa nasceu dentro do programa DTI como uma ação colaborativa do nosso Grupo de Trabalho de Experiências Turísticas. A proposta é sensibilizar e capacitar colaboradores das empresas para que se tornem multiplicadores, capazes de repassar informações qualificadas sobre os atrativos da cidade”, diz.
Segundo o presidente do Sindicato Empresarial de Hotelaria e Gastronomia dos Campos Gerais (SEHG) e membro do grupo, Daniel Wagner, a iniciativa tem potencial de aumentar a permanência dos visitantes, gerar mais circulação nos atrativos e estimular a economia local.
“Quando o colaborador conhece o atrativo por experiência própria, ele consegue repassar informações mais completas e incentivar o visitante a explorar a cidade. Isso melhora a qualidade do atendimento e pode até ampliar o tempo de permanência do turista, movimentando hospedagem, alimentação, compras e outros serviços”, comenta.
Na visão da gerente executiva do Sesc Estação Saudade, Mônica Diniz de Souza, a ação do grupo de trabalho reforça a importância de conectar quem atende com aquilo que a cidade oferece de melhor.
“Ao proporcionar vivências reais nos atrativos, fortalecemos a capacidade dos profissionais de transmitir informações e inspirar visitantes. Essa aproximação entre setor, destino e experiência é essencial para que continuemos promovendo nossa região”, frisa.
A capacitação dá continuidade às ações iniciadas no ano passado, quando o grupo participou de atividades em outros atrativos do município. O trabalho é estruturado de forma colaborativa entre instituições que integram o GT do DTI, alinhado com estratégias para fortalecer o turismo regional, qualificar serviços e ampliar a disseminação do conhecimento sobre os pontos turísticos de Ponta Grossa.
DTI
O Destino Turístico Inteligente (DTI) tem como premissa o turismo inovador, tecnológico, sustentável e acessível, que colabore com o desenvolvimento econômico e na promoção de qualidade de vida local.
