ASN PR Atualização
Compartilhe

Londrina inaugura a primeira Sala da Mulher Empreendedora no estado

Espaço funciona na Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e oferece atendimento individualizado para empreendedoras da cidade
Por ASN Paraná
ASN PR Atualização
Compartilhe

Nesta segunda-feira (14), a Prefeitura de Londrina e o Sebrae/PR inauguraram a primeira Sala da Mulher Empreendedora, no Paraná. O espaço fica no Centro de Oficinas para Mulheres da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, que fica na Rua Valparaíso, s/n°, no bairro Guanabara. No mesmo dia, foi realizada a primeira Feira da Mulher Empreendedora, na praça em frente à Secretaria.

A solenidade contou com a presença do diretor-técnico do Sebrae/PR, César Rissete, do gerente da Regional Norte do Sebrae/PR, Fabrício Bianchi, do prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, da secretária municipal de Políticas para as Mulheres de Londrina, Liange Hiroe Doy Fernandes, dos vereadores Eduardo Tominaga, Sonia Gimenez e Flávia Cabral, representantes do Sistema S e outras autoridades e lideranças da cidade.

A Sala da Mulher Empreendedora é voltada para atender mulheres como a dona de casa Gislaine dos Santos Oliveira, que participou de várias atividades e workshops oferecidos no Centro de Oficinas para Mulheres e descobriu sua vocação.

“Foi crescendo dentro de mim um desejo de empreender, de ter a minha própria renda e sair da zona de conforto”, conta Gislaine, que sempre gostou de organização e quer se profissionalizar como personal organizer.

Para ela, o suporte oferecido pelo novo espaço será fundamental, já que precisará se formalizar e se capacitar para precificar o serviço e gerir o novo negócio.

O diretor-técnico do Sebrae/PR, César Rissete, afirma que as mulheres receberão apoio para a formalização de suas empresas e acesso a todos os serviços empresariais oferecidos pela instituição, na forma de cursos e consultorias em diversas áreas, como marketing digital, finanças, gestão, acesso a crédito, e outras.

Segundo ele, é uma oportunidade para as mulheres que participam dos cursos de qualificação da Secretaria se tornarem empresárias, com o apoio do Sebrae/PR. Hoje, a principal dificuldade é o acesso à informação sobre como formalizar um negócio e como inserir o produto ou serviço no mercado.

“Esse trabalho, em parceria com a Prefeitura, vai nos possibilitar auxiliar e fortalecer as empreendedoras nas suas empresas. É uma colaboração importante para fazermos chegar mais serviços como capacitações e consultorias às mulheres empreendedoras de Londrina”, destaca.

De acordo com as estatísticas do Sebrae/PR, até julho deste ano, Londrina tinha 42.363 microempreendedores individuais (MEI) ativos e 45% deles, ou seja, 16.615, são mulheres.

Sala da Mulher Empreendedora de Londrina vai funcionar de segunda a sexta, mediante agendamento, dentro da Secretaria de Políticas para as Mulheres. Foto: Emerson Dias/Prefeitura de Londrina.

A secretária de Políticas para as Mulheres de Londrina, Liange Hiroe Doy Fernandes, explica que os atendimentos serão realizados de forma individual e personalizada, mediante agendamento. A Sala da Mulher Empreendedora estará à disposição das interessadas em empreender de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O atendimento pode ser agendado pelo telefone (43) 3378-0111.

“Para empreender, é fundamental que a mulher tenha conhecimento sobre como precificar e vender o produto, marketing digital e da importância de se formalizar. E tudo isso estará disponível aqui na Secretaria, para que ela tenha assertividade no negócio. Sentimos a necessidade de termos a Sala para que as mulheres saiam do mercado informal e tenham acesso a benefícios diversos”, afirma Liange.

Os atendimentos, que já podem ser agendados, serão prestados por duas servidoras da Secretaria da Mulher capacitadas pelo Sebrae/PR.