Nesta segunda-feira (16), 17 produtores da região oeste paranaense puderam apresentar os seus produtos para 20 potenciais compradores, em Foz do Iguaçu. O encontro ocorreu durante a Rodada de Negócios do Selo Alimentos do Paraná, que oportunizou a realização de 198 reuniões em cerca de três horas.
A iniciativa, segundo o consultor do Sebrae/PR, Emerson Durso, visa aproximar fornecedores e compradores, com o objetivo de fomentar a negociação e, principalmente, de incentivar o apoio à produção local.
“A Rodada de Negócios é um evento dinâmico onde os produtores têm até seis minutos para apresentar um pouco do negócio, podendo gerar contatos e prospecções que, muitas vezes, são mais difíceis de ocorrer no cenário tradicional. Aqui, reunimos quem tem interesse em vender e, também, quem quer comprar. A partir disso, geramos conexões relevantes para quem empreende”, explica.
Valorização regional
A gestora de compras do Cataratas Express Hotel, Regiane Martins, participou da Rodada pela primeira vez. Segundo ela, há uma certa tradição do hotel em valorizar produtos locais. Além disso, a dinâmica foi produtiva e conseguiu fomentar possíveis parcerias.
“Minha supervisora participou da rodada algumas vezes e levou muitos produtos a partir desse contato feito aqui. Por ser a primeira vez, fiquei um pouco apreensiva com a dinâmica por ser algo bem rápido, mas foi muito legal. Vi vários fornecedores que estão conosco e conheci outros que me chamaram a atenção e a ideia é marcar mais reuniões com eles para podermos firmar novas parcerias”, relata Regiane.
Sandra Ferreira é gerente de alimentos e bebidas do Hotel Wyndham e, também, participou da rodada com a intenção de encontrar novos fornecedores, principalmente para o café da manhã.
“Encontrei, na verdade, muito mais que itens para o café. Esperava ver queijos e embutidos, mas também conheci produtos sem glúten e sem lactose, polpas de frutas importadas e muitos outros itens que, às vezes, a gente nem imagina aqui, tão pertinho. Foi uma surpresa muito boa e fizemos vários contatos”, conta.
Micheli Cerutti representou o grupo Pomare, que possui empório, restaurante e atacado, em Foz do Iguaçu. O grupo é reconhecido por valorizar ingredientes locais e, segundo ela, a Rodada serviu para ampliar a visão sobre o que pode ser comprado regionalmente.
“Gosto muito dessas Rodadas do Sebrae porque elas nos trazem uma chance de aproximação com os produtores, e ter esse contato é importante para aprendermos novas técnicas e entendermos melhor sobre a produção de cada um, valorizando o que é da nossa terra. Com alguns fornecedores que estiveram aqui, eu tinha contato. Também vim com o objetivo de conhecer e alguns queremos começar a trabalhar, a partir do que vimos na rodada”, comenta.
Visibilidade e confiança
Valdoir Júnior é diretor tesoureiro da Cooperativa Agrofamiliar Solidária Santa Helena (Coofamel), que tem, inclusive, Selo de Indicação Geográfica para o mel produzido no Oeste. Para ele, a Rodada é uma forma de expor produtos e de expandir o conhecimento sobre o que é feito na cooperativa.
“Muitas vezes, as pessoas não conhecem toda a nossa gama de produtos e conseguimos trazer uma amostra de cada coisa. Hoje, por exemplo, o que mais chamou a atenção dos compradores foi o favo inteiro, que pode ser utilizado para deixar as mesas de cafés da manhã mais bonitas e atrativas para os hóspedes. Tenho certeza de que essa exposição vai nos ajudar a encontrar mais negócios”, enaltece.
Para André da Silva, a Rodada teve uma importância ainda maior. Ele é sócio da Hister’s Destilaria, empreendimento que abriu há cerca de sete meses e tem a produção de gin como destaque. Expor o produto e falar um pouco mais sobre a empresa foram os principais objetivos da participação no evento.
“Muitos ainda não conhecem o nosso negócio, pois abrimos há pouco tempo, então toda oportunidade que temos de divulgar a nossa marca, aproveitamos. Aqui, pude falar mais sobre a nossa produção e tive várias ideias novas para produtos, além de trocar contatos importantes que, sozinho, seria mais difícil de conseguir”, reconhece.
O diretor comercial Sergio Dutenhefer, que representa a kombucha Afrodite, de Ubiratã, também considerou o evento produtivo. Segundo ele, foi possível apresentar o produto, ouvir necessidades e fazer prospecções.
“O diferencial da nossa kombucha é a embalagem, pois ela é servida em lata. Como é uma novidade, conseguimos atrair atenção, demonstrar o produto e fazer contatos relevantes. Acredito que daqui teremos reuniões e possibilidades de venda para novos compradores da região”, comemora.
Selo Alimentos do Paraná e Comércio Brasil
Todos os fornecedores que participaram da Rodada de Negócios possuem o Selo Alimentos do Paraná e participam do Programa Comércio Brasil.
O Selo é uma iniciativa do Sebrae/PR em parceria com Fecomércio PR, Fiep, Associação Paranaense de Supermercados (Apras) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Entre os objetivos, está o incentivo às empresas de alimentos e bebidas, a fim de promover o crescimento e o fortalecimento do setor. Para obter a chancela, os produtores passam por várias avaliações, que analisam fatores como gestão, qualidade dos processos, boas práticas e organização dos negócios.
O Programa Comércio Brasil, por sua vez, visa aproximar micro e pequenas empresas (MPE) de potenciais compradores, promovendo oportunidades de geração de novos negócios, aquisição de novos clientes, prospecção a clientes inativos, reposicionamento de produtos em novos mercados, entre outras vantagens.
Nesta segunda-feira (16), a Rodada de Negócios do Selo Alimentos do Paraná foi realizada pelo Sebrae/PR e contou com a parceria com Fecomércio PR, Senac, Associação Brasileira de Bares e Bebidas (Abrasel), Associação Paranaense de Supermercados (Apras) e Comércio Brasil.