Nesta sexta-feira (02), 26 empreendedores do segmento de turismo, divididos entre fornecedores e compradores, se reuniram durante a Rodada de Negócios promovida pelo Sebrae/PR no Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu. Na dinâmica, os participantes tiveram até oito minutos para fazer apresentações dos produtos e/ou serviços com o objetivo de gerar conexões e novos negócios. Foram, no total, 12 rodadas, totalizando 105 encontros.
Uma das participantes foi Lidiane Andrade, executiva de contas de uma rede de hotéis em Bonito (MS). Ela conta que sempre que participa de eventos ligados ao turismo e procura pelas rodadas porque elas funcionam como pontes de conexão entre a rede e outros possíveis fornecedores ou compradores.
“Vim pensando em falar com algumas operadoras específicas e, além de ter conseguido contato com elas, também conheci outros negócios que podem render parcerias para a rede. Agora, voltarei para minha sede e começarei a fase seguinte, que é a de retomada de contatos para aprofundar conversas iniciadas aqui. Por isso gosto das rodadas, elas funcionam muito bem para fazer negócios”, indica Lidiane.
Vanessa Ferreira Lorenço, gestora de ofertas do Hotel Foz Presidente, de Foz do Iguaçu, garante que, além dos negócios, a rodada promove a visibilidade.
“Em um único lugar, estão reunidas algumas das principais empresas de turismo do Brasil. Eu decidi participar para fazer contato, entender como funcionam algumas dessas operadoras e, também, como podemos nos posicionar melhor para elas. Fiz vários contatos, algumas parcerias ficaram engatilhadas e acredito que teremos muitas novas oportunidades a partir do que foi feito aqui”, celebra Vanessa.
A coordenadora estadual de Turismo, Economia Criativa e Artesanato do Sebrae/PR, Patricia Albanez, ressalta que esta metodologia, aprovada tanto por Lidiane quanto por Vanessa, tem gerado resultados, pois tem foco no fomento de oportunidades.
“Nos eventos de mercado, as rodadas são fundamentais para que as empresas tenham oportunidade de apresentar as novidades no portfólio e, também, de viabilizar a comercialização. São eventos bons tanto para quem vende como para quem compra, ainda mais neste momento do turismo pós-vacina, que precisa adequar as possibilidades de acordo com as novas formas de consumo dos produtos turísticos”, explica Patrícia.
Festival das Cataratas
O Sebrae/PR está, mais uma vez, participando do Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu. O evento, que foi aberto na quarta-feira (31), conta com feira de negócios, exposição de empresas e capacitações, além de sediar o fórum científico do turismo e o salão do vinho argentino.
No estande do Sebrae, a programação segue até o fim desta sexta-feira (02), com apresentações de soluções turísticas desenvolvidas pelos municípios e dos destinos turísticos paranaenses.
O Festival das Cataratas é realizado no Rafain Palace Hotel & Convention (Av. Olímpio Rafagnin, nº 2357). O evento é organizado pela De Angeli Eventos & Empreendimentos, com patrocínio do Sebrae Nacional, Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e Fecomércio PR, parceria estratégica Visit Iguassu e Comtur e parceria institucional do Instituto para Desenvolvimento do Turismo e Projetos Estratégicos (Idestur).