Os estudantes do curso técnico em Recursos Humanos do Colégio Estadual Emilio de Menezes, de Arapongas, norte do Paraná, participaram da Trilha de Inovação realizada pelo Sebrae/PR para promover empreendedorismo e conhecimento sobre o modelo de negócio das startups. No final das atividades, encerradas na segunda-feira (27), três grupos apresentaram ideias de produtos.
Uma delas foi o projeto de um aplicativo para oferecer às empresas acesso ao atendimento de psicólogos, com o objetivo de cuidar da saúde mental dos colaboradores. Um dos integrantes da equipe é o estudante Rafael José Narezi Preisner, de 22 anos, que avalia a experiência de criar um projeto inovador do zero muito interessante para o aprendizado. “No final, a banca julgadora nos deu várias dicas e nos inspirou a seguir em frente com a ideia”, comemora.
A Trilha de Inovação é uma iniciativa do programa Educação Empreendedora, do Sebrae/PR, e foi realizada nos dias 20, 22 e 23 de setembro. No período, cerca de 20 estudantes aprenderam sobre o que é uma startup, design thinking, Canvas, Mínimo Produto Viável (MVP), validação e pitch (apresentação da ideia).
O professor e coordenador do curso de Recursos Humanos do colégio, Juliano Pereira, diz que a experiência foi muito importante para os alunos. “Eles gostaram muito de ter contato com o tema inovação, que é uma grande demanda do mercado”, afirma. Para ele, o trabalho de cooperação entre o Sebrae/PR e a escola contribuiu para que os jovens percebam que podem ser protagonistas de suas vidas e histórias.
Para a consultora do Sebrae/PR, Cinara Tozatti, a trilha ajudou a preparar os futuros profissionais de RH para os desafios da área. “Arapongas e região concentram um grande volume de indústrias, especialmente do Polo Moveleiro, com muitos funcionários. Por isso, a intenção foi levar um olhar diferente para os estudantes, para que eles entendam a importância de inovar na gestão de pessoas”, explica.
-
Assessoria de Imprensa Sebrae/PR
Telefones: (43) 99917-7751 – (41) 3330-5895