ASN PR
Compartilhe

Estudantes de Rio Branco do Sul realizam feira de empreendedorismo social

Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), do Sebrae/PR, é desenvolvido anualmente em parceria com a Prefeitura do Município
Por ASN Paraná
ASN PR
Compartilhe

O Sebrae/PR e a Prefeitura de Rio Branco do Sul promoveram, no último dia 9 de novembro, a feira do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) no Município. Ao todo, 11 escolas municipais realizaram o evento, mobilizando cerca de 550 alunos do Ensino Fundamental I, que contempla crianças entre 6 e 12 anos.

Na feira, os estudantes apresentaram trabalhos com temas como a produção ecológica de brinquedos, produções culturais, descobertas empreendedoras, sabores regionais, entre outras questões. O JEPP é realizado há seis anos no Município, com um reforço cada vez maior das suas ações.

Iniciativa do Sebrae/PR e da Prefeitura de Rio Branco do Sul leva empreendedorismo social a 11 escolas do município. Fotos: divulgação.

Em cada escola, os estudantes mostraram os projetos que foram desenvolvidos neste segundo semestre. As escolas municipais que participaram foram: Abrahão Miguel Elias, José Ribeiro de Cristo, Luiz Segundo Fiorese, Benjamin Constant, Joeli Costa Rosa Polonha, Maria da Luz Christo Lima, Maria Elisa Cruz, Nilce Faria Elias, Prefeito Octávio Furquim, Victor de Oliveira Franco e Vovó Brasília.

O consultor do Sebrae/PR, Ivan Silva Evangelista, explica que as apresentações dos estudantes são o resultado de uma cultura empreendedora que está sendo aplicada nas escolas de Rio Branco do Sul, o que é feito de forma prática e divertida, mobilizando os jovens.

“O programa permite aos alunos desenvolver competências empreendedoras de maneira lúdica, integrando os projetos de cada turma com a sociedade ao seu redor. Esses ensinamentos serão úteis à vida deles independentemente da profissão que os alunos venham a escolher no futuro”, afirma o consultor.

O futuro da cidade

Na visão da secretária de educação de Rio Branco do Sul, Elisabete Baido, os projetos de empreendedorismo social do JEPP geram uma perspectiva positiva para o futuro do Município, pois incentivam os jovens a produzir os seus próprios projetos e contribuir, em um futuro próximo, para a economia local.

“Instigando o empreendedorismo entre os alunos da nossa rede municipal, esperamos que essas crianças cresçam e possam construir uma vida financeira na cidade, quem sabe até gerando empregos. Graças ao apoio do Sebrae/PR, por meio do JEPP, estamos abrindo portas para pequenos empreendedores”, ressalta Elisabete.

Ainda segundo a secretária de educação, o ciclo de 2025 do JEPP já está na fase de planejamento, o que inclui a capacitação dos professores e definição de ações que devem fomentar ainda mais a cultura empreendedora entre os alunos da cidade e toda a comunidade escolar.

Mais de 500 estudantes de 11 escolas municipais participaram da feira neste ano.

Empreendedorismo nas escolas

O programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos é um projeto do Sebrae/PR que busca desenvolver uma cultura empreendedora entre alunos do Ensino Fundamental, podendo ser aplicado desde o primeiro até o nono ano desta etapa de ensino. O projeto capacita professores a transmitir aos jovens habilidades e competências de empreendedorismo social, estimulando o protagonismo entre os estudantes e projetando, em um futuro próximo, a inserção destes pequenos empreendedores no mundo profissional.

  • educação
  • Leste
  • Primeiros Passos
  • Rio Branco