ASN PR
Compartilhe

Estudo aponta demandas do mercado da construção civil em Maringá

Bairros preferidos de potenciais consumidores são Zona 7, Jardim Alvorada, Zona 3 e Centro
Por Redação
ASN PR
Compartilhe

O SindusCon-PR/Noroeste e o Sebrae/PR realizaram, nesta terça-feira (7), reunião com construtoras, empreiteiras e instituições ligadas ao mercado imobiliário para apresentar dados de demanda sobre o setor. A pesquisa foi realizada com o objetivo de fornecer apoio para que os empreendedores possam planejar seus negócios para o período pós-pandemia.

-

A Pesquisa Quantitativa para Avaliação do Mercado Imobiliário, da Brain Inteligência Estratégica, contou com a participação de 401 consumidores. Desse total, mais da metade (55%) afirmou ter intenção de realizar a compra de um imóvel. Sobre tempo para a aquisição, 65% esperam comprar em até 24 meses. Os que possuem maior chance de finalizar negócio são os entrevistados com renda superior a R$ 7.939,01. 

Os imóveis residenciais são os mais desejados, sendo a casa o tipo preferido para 51% dos pesquisados. A localização de preferência passa pela Zona 7 (27%), Jardim Alvorada (19%), Zona 3 (16%) e Centro (15%). A maioria (58%) disse querer imóveis acima dos 80 metros quadrados. As características desejadas são: três dormitórios (59%); um banheiro (60%); uma suíte (82%) e duas vagas de garagem (60%). 

O consultor do Sebrae/PR, Marcos Aurélio Gonçalves, destaca que a maioria das pessoas (61%) fazem busca de imóveis por meio da internet. Por isso é preciso que as empresas estejam atentas para aparecerem bem ranqueadas no Google e preparadas para atender também por canais digitais: o WhatsApp é o preferido por 95% dos entrevistados, seguido pelo Instagram (68%) e Facebook (64%). 

“Os números demonstram um setor aquecido e potencial para absorção de imóveis. As informações também são fundamentais para oferecermos soluções para os pequenos negócios do setor, que vão de depósitos de materiais a locação de máquinas. Um ponto importante a ser trabalhado certamente é a presença e atendimento digital”, diz o consultor. 

Compreender o mercado nesse momento de retomada é fundamental na visão do presidente do Sinduscon/PR-Noroeste, Rogério Yabiku. “Vamos entrar em 2022 após um ano cheio de incertezas, portanto, é importante entender o que os maringaenses querem. O maringaense é investidor. E nosso mercado é diferenciado, sendo influenciado por fatores como qualidade de vida, renda per capita, urbanização, planejamento, entre outros, que levam ao metro quadrado mais caro do Sul entre as cidades do interior”, completa. 

Para ter acesso à pesquisa, basta entrar em contato com o SindusCon-PR/Noroeste pelo telefone (44) 3025-7999.