A Feira do Empreendedor, organizada pelo Sebrae/PR, será marcada pelo compromisso com a sustentabilidade, destacando-se pelo conceito de “Lixo Zero” e pela gestão de resíduos. Também será realizado um inventário das emissões, com planos de compensação para alcançar impacto de carbono zero. Materiais recicláveis serão priorizados, e expositores receberão orientações para adotar práticas responsáveis, com foco em inovação e meio ambiente, além da confecção de 200 bolsas reutilizáveis criadas a partir de lonas.
O evento será realizado em Curitiba, entre os dias 26 e 29 de setembro, com palestras, atendimentos, rodadas de negócios, expositores e outras opções em uma programação ampla e gratuita.
De acordo com o gerente de Controladoria e Finanças do Sebrae/PR, Emerson Angelo Dalla Stella, dentro do conceito de “Lixo Zero”, os resíduos gerados serão pesados e segregados em lixeiras específicas para lixo comum e reciclável. Esses resíduos serão posteriormente tratados por uma empresa parceira do Sebrae/PR, e os dados referentes a essa gestão serão documentados e comunicados.
“Estamos focando não só em ações posteriores, mas também na comunicação prévia dessas iniciativas, para garantir que a sustentabilidade seja visível e permeie todos os espaços do evento”, disse Dalla Stella.
Após a realização da Feira do Empreendedor, haverá um inventário das emissões de gases geradas durante a feira, considerando o uso de energia elétrica. Para compensar essas emissões, o Sebrae/PR estima comprar créditos de carbono, buscando atingir um impacto de carbono zero.
A sustentabilidade também estará em outros espaços do evento, como na praça de alimentação, onde materiais recicláveis serão priorizados, com a substituição de pratos de isopor por opções de papel. Para garantir que todos os envolvidos estejam alinhados com essas diretrizes, um manual foi enviado aos fornecedores e expositores, explicando as práticas sustentáveis que devem ser adotadas.
A comunicação das ações de sustentabilidade será um ponto central durante toda a feira, com o objetivo de torná-las visíveis e integradas em todos os espaços do evento. Todos os espaços da feira, como a área de games e os espaços Sebrae e de negócios, foram pensados para assegurar que essas práticas estejam incorporadas, refletindo o compromisso do Sebrae/PR com a inovação e a sustentabilidade.
Materiais reutilizáveis
Uma das ações prevê a confecção de 200 bolsas reutilizáveis, criadas com 322 quilos de lonas de banners e cartazes, que foram utilizados em eventos e cursos do Sebrae/PR pelo Estado. A atividade está sendo criada pelo Clube de Mães e Pais Vila Torres, em Curitiba. Responsável pelo espaço, Irenilda Arruda conta que realiza esse trabalho há 22 anos, sendo criados outros produtos como necessaires, bolsas e até decoração de festa junina.
“Hoje, somos um grupo de sete pessoas responsável pelo processo de receber os materiais e produzir. Em nosso espaço, costumamos fazer encontros com as mães, palestras e cursos, chegamos a ter um grupo com 70 pessoas, onde auxiliamos na capacitação sobre como fazer as bolsas e até mesmo atividades de alfabetização”, comenta.
As 200 bolsas serão utilizadas internamente na chapelaria da Feira do Empreendedor para armazenar itens a pedido do Sebrae/PR. A costureira ainda conta que tem como propósito o cuidado com o meio ambiente.
“Existem meios para utilizar diferentes tipos de material e que, sim, a produção pode ser fonte de renda e se tornar algo profissional. O próximo passo é seguir se capacitando para trazer mais modernidade, novas tecnologias, algo que sinto falta aqui. Por isso, quero aprender para poder ensinar quem está por aqui”, aponta Irenilda.
Manual do expositor
O manual do expositor da Feira do Empreendedor do Sebrae/PR oferece orientações práticas para minimizar os impactos ambientais e maximizar os benefícios sociais e econômicos, destacando a importância do descarte correto de resíduos. Com 48 espaços, os expositores são orientados a utilizar lixeiras apropriadas para separar recicláveis, orgânicos e rejeitos, garantindo uma gestão eficaz dos resíduos gerados durante a feira.
O manual incentiva os expositores a utilizarem materiais sustentáveis em seus estandes, preferindo opções recicláveis ou reutilizáveis. Também há recomendações para priorizar o uso de combustíveis e veículos de menor impacto ambiental e deem preferência a fornecedores que adotem práticas de responsabilidade socioambiental. A minimização de resíduos é outro ponto importante, com orientações para reduzir a geração de resíduos em todas as atividades dos expositores.
O manual também aborda a acessibilidade, destacando a necessidade de garantir que os estandes sejam acessíveis a todos os visitantes. No período que antecede a feira, de acordo com o consultor, a equipe do Sebrae/PR está disponível para esclarecer dúvidas e ajudar os expositores a implementarem essas práticas, colaborando para que a Feira do Empreendedor seja um evento mais sustentável e inclusivo.
Feira do Empreendedor 2024
Promovida pelo Sebrae/PR, de 26 a 29 de setembro, em Curitiba, a Feira do Empreendedor será gratuita e voltada para quem deseja empreender, possui um negócio ou está em busca de networking. O evento terá palestrantes nacionais, conteúdos, orientações, consultorias e um espaço com expositores de diferentes segmentos como soluções digitais e inovadoras, franquias, serviços e representações comerciais. Também haverá uma feira com produtos de microempreendedores de Curitiba e região, além de rodadas de negócios e de acesso ao crédito: sebraepr.com.br/feiradoempreendedor/.