ASN PR
Compartilhe

Festival do Café Especial de Maringá estimula desenvolvimento da cadeia produtiva

Iniciativa inédita posiciona a região como referência nacional na produção e consumo de cafés especiais
Por ASN Paraná
ASN PR
Compartilhe

Nos dias 11 e 12 de outubro, Maringá será palco para o Festival do Café Especial, evento inédito que tem como objetivo posicionar a cidade e região como referências no universo dos cafés especiais. O evento alia conhecimento, cultura, entretenimento e negócios em uma ampla programação.

O evento busca colocar Maringá e região na rota nacional dos cafés especiais. Foto: @unsdiasfora.

O evento tem como público-alvo apreciadores de café e empresários da gastronomia. Será realizado na sede do Sebrae Maringá, das 9h às 18h30. Para participar, é necessário fazer a doação de um item de higiene pessoal ou brinquedo e também se inscrever pelo link https://www.sympla.com.br/evento/festival-do-cafe-especial/3145993, onde também está disponível a programação. Haverá atividades gratuitas e pagas.

A realização é da Grano e da Rota dos Cafés Especiais de Maringá e Região, em correalização com o Sebrae/PR e o Visite Maringá. A iniciativa conta com a parceria da Prefeitura de Maringá e da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), e Secretaria de Turismo do Paraná (Setu). A organização é da VQV Eventos.

Segundo a presidente da Rota dos Cafés Especiais de Maringá e Região, Patrícia Duarte, o Festival é mais do que um evento, mas um movimento que coloca Maringá e o Paraná no mapa nacional do café especial. “Nosso objetivo é aproximar o público desse universo, mostrando que o café especial não é apenas uma bebida, mas sim cultura, identidade, inovação e experiência”, destaca.

De acordo com Patrícia, o objetivo é receber todos que têm curiosidade em conhecer mais sobre o café, desde o consumidor que ainda está dando seus primeiros passos até os consumidores apaixonados que já fazem parte desse ecossistema.

“Durante dois dias, produtores, torrefações, cafeterias e baristas vão compartilhar conhecimento, sabores e histórias em um ambiente colaborativo e acessível. É uma oportunidade para aprender, degustar, se conectar e valorizar o trabalho de quem faz o café especial acontecer todos os dias. É um evento feito para famílias, profissionais, estudantes e todos aqueles que acreditam no poder do café de transformar relações e fortalecer a economia local”, diz.

O presidente do Visite Maringá, vice-presidente da Rota dos Cafés Especiais de Maringá e Região, presidente do Conselho Municipal de Turismo e sócio do Café Tamura, Michael Tamura, reforça que o evento vem para consolidar o mercado paranaense do café especial e já conta com marcas do Paraná, Santa Catarina e interior de São Paulo.

“O evento ainda contará com workshops de capacitação voltada a profissionais do café e amantes do café especial, fortalecendo a formação local e a divulgação do produto a toda população. Outra ação importante é o fomento do comércio local, onde as cafeterias se reunirão em uma única operação para divulgar seus produtos aos visitantes”, destaca.

O consultor do Sebrae/PR, Perseu Bastos, pontua que a Rota dos Cafés Especiais de Maringá e Região é um projeto de lei apoiado pelo Sebrae/PR, sendo um movimento coletivo que reúne cafeterias, torrefações, produtores e profissionais do setor, com o objetivo de fortalecer o ecossistema local do café especial.

“O encontro tem o propósito de estabelecer o café especial na cidade para dois públicos. Um é o consumidor final, que vai poder visitar a maior cafeteria do mundo. E nas salas acontecerão capacitações, palestras e torneio de baristas para os profissionais. Será um evento nos moldes dos eventos nacionais de café que existem hoje e a intenção é que haja outras edições”, pondera Perseu.

Indicação Geográfica

O tradicional Café de Mandaguari, no Noroeste do Estado, conquistou em julho deste ano a Indicação Geográfica (IG), o que atesta a excelência do produto. Foto: Ari Dias/AEN.

A região tem produtos de excelência, inclusive, um já reconhecido com o registro de Indicação Geográfica (IG). Em julho deste ano, o café de Mandaguari, no Noroeste do Estado, conquistou a IG, tornando-se o 20º produto paranaense a receber o selo do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

A conquista contou com o apoio do Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) e da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab). Também participaram do processo o Sebrae/PR, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e a Associação dos Produtores de Café de Mandaguari. A cidade é reconhecida oficialmente como a Capital do Café desde 2012.

A área geográfica delimitada pela IG engloba os municípios de Apucarana, Arapongas, Cambira, Jandaia do Sul, Mandaguari e Marialva.

“O objetivo do evento é conectar os produtos com Indicação Geográfica de todo o Paraná, mostrando como a bala de banana de Antonina, por exemplo, pode ser harmonizada com determinado tipo de café. O propósito é que seja um encontro de alcance estadual”, destaca Perseu.

Programação

O Festival do Café Especial reunirá campeonato de filtrados da Grano, cafeteria gigante e oficinas com grandes nomes do barismo para fortalecer o ecossistema na região de Maringá. Haverá ainda feira de artesanato local e espaço kids.

Confira algumas das atrações:

Copa di Grano: competição de cafés filtrados que chega à segunda edição, com patrocínio oficial do Semeado Cafés Especiais, Amiste e da Koar. A Copa di Grano é inspirada no Brewers Cup e adaptada à realidade local. Haverá um café secreto, equipamentos padronizados e jurados técnicos de alto nível. A competição reunirá baristas locais e terá como jurados nomes de peso do cenário nacional, como Daniel Munari, bicampeão de Coffee in Good Spirits e fundador da Royalty Coffee Quality, de Curitiba.

A Maior Cafeteria do Mundo: uma operação coletiva inédita organizada pela Rota dos Cafés Especiais de Maringá e Região. Serão 28 empresas do setor unidas em uma mesma operação, oferecendo ao público um cardápio exclusivo de cafés e comidas. Maringá́ vem se consolidando como referência no café́ especial no Sul do Brasil, com cafeterias e torrefações reconhecidas pela qualidade e inovação.

Masterclasses e oficinas: programação intensa de oficinas e masterclasses, pensadas para atender tanto o público iniciante quanto os apaixonados que já fazem parte do universo do café. Essas atividades garantem uma experiência completa, conectando sabores, técnicas e histórias para que cada visitante descubra novas formas de apreciar o café especial. Um dos destaques será o workshop do Eduardo Barros (Kayapo/Assucar) com o curso Introdução à Degustação de Café Especial com metodologia SCA, que terá uma abordagem técnica e didática sobre a análise sensorial.

Clube do Café: uma iniciativa já consolidada em Maringá, realizada mensalmente e reconhecida por reunir os principais nomes que movimentam o cenário do café especial na cidade e região. Dentro do Festival do Café Especial, o Clube terá uma edição especial em formato de roda de conversa, valorizando a troca de experiências e a construção coletiva desse movimento. Essa edição especial será um espaço para reflexão, inspiração e celebração, destacando o papel das pessoas que constroem diariamente a cultura do café especial na região.

Serviço
Festival do Café Especial
Quando: 11 e 12 de outubro de 2025 (sábado e domingo)
Horário: 9h às 18h30
Onde: Regional Noroeste do Sebrae/PR – Maringá – Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, 1116
Inscrições: Para participar, é necessário fazer a doação de um item de higiene pessoal ou brinquedo e também se inscrever pelo link https://www.sympla.com.br/evento/festival-do-cafe-especial/3145993.

  • café
  • Festival do Café Especial
  • Indicação Geogáfica
  • Mandaguari
  • maringá
  • Noroeste